A parceria vai oferecer formação a distancia do curso Educonex@o, que é voltado para educação tecnológica. Cerca de 100 profissionais do magistério irão receber as formações.
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a empresa de Tv por assinatura Net e o Instituto Crescer vai proporcionar, para cerca de 100 profissionais do magistério, cursos a distância voltados para a educação tecnológica. No dia 4 de abril, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDDP/Semed), foi assinado o protocolo administrativo que validou a colaboração mútua entre as instituições para a realização do Educonex@o. Serão contemplados somente professores das escolas que já possuem o link de internet da Net.
O objetivo é preparar professores para usarem as tecnologias digitais em processos de ensino que engajem os alunos na aprendizagem. A parceria proporciona também internet e Tv a cabo da Net para 75 escolas do município.
“Esse é um momento histórico na Semed. Com esse curso vamos poder fomentar o conhecimento dos profissionais para que eles extraiam o máximo possível das ferramentas tecnológicas”, afirmou o Chefe da Gerência de Tecnologia Educacional, Telmiro Feitoza.
Palestra
Com o tema Educonex@o: novas tecnologias e novos recursos para uma nova educação, a Doutora em Educação e Diretora Técnica do Instituto Crescer, Luciana Maria Allan, ministrou aos professores presentes sobre a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e como vai ser a metodologia do curso.
“Serão 40 horas de curso e a intenção é que o professor possa aprender e trabalhar com essas ferramentas em sala de aula, porque não adianta somente conhecer e não utilizar no processo de ensino e aprendizagem”, disse.
Portal
A parceria entre os institutos vai proporcionar também acesso ao portal de educação da Net (www.neteducacao.com.br), onde professores e alunos poderão consultar conteúdos pedagógicos, como: jogos interativos, artigos e sugestões de aulas.
Segundo a Gerente de Responsabilidade Social da Net, Daniely Gamieiro, o portal é uma ferramenta que enriquece e auxilia o processo de ensino e aprendizagem, mas que é necessário que o professor saiba usá-lo de forma adequada.
“O diferencial do portal é usar a tecnologia como complemento em sala de aula. Ali o professor vai encontrar planos de aula, poderá fazer consultas, usar o you tube, animações, dentre outros. Ele conseguirá dar um tom diferenciado para a aula dele, saindo do planejamento habitual. Será importante porque qualifica o tipo de informação que o professor utilizará em sala de aula, não só do net educação, mas também de outras fontes disponíveis”, explicou.