28/12/12 | 10:51
Semed fecha o ano com inauguração dos 140º e 141º Telecentros na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), finalizou na manhã desta quinta-feira, 27, a entrega dos dois últimos Telecentros de 2012, nas Escolas Municipais São Dimas (140º) e Guilherme Baker (141º), na Zona Oeste de Manaus.

Dos 219 Telecentros que serão entregues no final do projeto, 65% das unidades de informática já foram concluídas e já estão beneficiando as unidades educacionais e as comunidades adjacentes com o uso da tecnologia.

Os Telecentros são compostos de 14 computadores, uma TV de 29 polegadas, um data show, uma antena de rede sem fio (wi-fi), um nobreak e uma impressora, além dos profissionais devidamente qualificados pela Gerência de Informática da Semed que atuaram nas escolas com o alunado e os comunitários.

“São os últimos deste ano e os próximos serão entregues na administração que assumirá em breve. O bom é que nós conseguimos ao longo da administração do secretário Mauro Lippi, inaugurar 141 Telecentros, o que representa 65% da meta alcançada. São exatamente o mesmo número de comunidades atendidas e beneficiadas, oferecendo o acesso à internet e outros caminhos do mundo virtual”, explicou o diretor do Departamento Geral dos Distritos da Semed, Luís Carlos.

Escola Municipal São Dimas

A unidade educacional, localizada no bairro de São Jorge, Zona Oeste da capital, recebeu o 140º Telecentro, que irá beneficiar 400 alunos da educação infantil (2º período) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Segundo o diretor da escola, Américo Gadelha, o local veio em boa hora para ajudar o aluno no processo de ensino aprendizagem.

“Nós tivemos muita ansiedade quando ficamos sabendo da implantação do Telecentro. Esse mecanismo será muito precioso para a escola, porque agora terá algo importante na construção do aluno na formação de sua cidadania”, contou.

 Escola Municipal Guilherme Baker

O 141º Telecentro e último do ano foi entregue na Escola Municipal Guilherme Baker, bairro de Santo Antônio, Zona Oeste da cidade. A aluna do 3º ano do turno vespertino, Giovanna Rafaela Lima Silva, 11, que ganhou um computador de presente no Natal e não sabe nada de informática, ficou feliz pela oportunidade que terá para aprender na escola.

“O local é para ensinar as pessoas que não sabem como usar a informática. Agora sim vou aprender e em casa saber usar meu computador”, disse.

O diretor da unidade educacional, Sidnei Araújo, ficou feliz pela escola ter sido contemplada com o último Telecentro.

 “É um momento de festa e alegria, em que todos os profissionais da educação e a comunidade em geral agradecem pelo novo local de estudo. Esse local será importante, pois todos são beneficiados com um novo local para uso da internet e informática”, finalizou.