15/08/14 | 16:17
Semed faz encerramento do Encontro de secretários escolares e servidores administrativos
Com o intuito de repassar as modificações na legislação educacional de acordo com as novas diretrizes do Plano Nacional da Educação e a mudança do regimento geral da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Gerência de Documentação e Auditoria Escolar (GDAE) promoveu durante esta semana um encontro técnico com os secretários escolares e servidores administrativos das escolas da prefeitura. Na manhã desta sexta-feira, 15, foi feito o encerramento das atividades.
Para a gerente do GDAE, Acecy Valente, os cinco dias de encontro foram bastante proveitosos para os participantes. Ela lembrou que cada secretário recebeu um CD onde constam informações de todo o andamento de uma secretaria escolar.
“Em nossas visitas às escolas, percebemos que por conta da falta de conhecimento, muitos secretários não aplicavam a legislação. O evento atuou nisso. Trouxemos informações sobre o trabalho adequado para esses profissionais. Em quatro horas de explicação, é claro que nem tudo fica gravado, por isso elaboramos o CD com os procedimentos”, falou.
Soraia Meira é secretária da Escola Municipal Lucileide Sena, no Novo Reino, zona leste da cidade. Ela conta que em sua unidade de ensino não há impresso o livro de legislação, mas irá imprimi-lo, já que aprendeu que é importante sempre ter ele em mãos.
“Lá não tem impresso e hoje aprendi que tenho que estar sempre com ele para tirar quaisquer dúvidas que aparecem. São coisas pequenas como essa, mas que ajudam bastante no trabalho do dia a dia. Estou muito contente com esse encontro. Vejo a Semed valorizando a importância do nosso trabalho”, disse.
Para Rodrigo Castro, o evento serviu para se aprofundar mais ainda nas modificações que ocorreram nas leis. “As alterações sempre trazem coisas novas e aparecem dúvidas também. Essa manhã foi proveitosa para esclarecer algumas coisas com relação ao Sigeam e as legislações do Plano Nacional da Educação. Um ponto interessante que aprendi aqui foi a questão da transferência. Alguns profissionais pensam que, por estar no sistema, o processo já está finalizado, mas foi nos ensinado a importância de ter o documento físico também, se prevenindo para uma possível pane ou até mesmo falha no sistema”, observou.
Plano de Cargos

O Secretário de Educação Humberto Michiles participou do encontro e conversou com os secretários escolares. Ouviu reivindicações e revelou que os técnicos da Semed estão trabalhando na elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários onde os servidores administrativos das escolas também serão contemplados.
“Vocês estão inseridos nele (Plano de Cargos, Carreiras e Salários). Vocês são servidores da educação e tão importantes quanto o professor. Eu conto com a confiança de vocês na busca da melhoria da educação do município de Manaus”, afirmou.
 
Honra ao mérito

Duas escolas foram homenageadas com uma placa de honra ao mérito por se destacarem nos quesitos organização e tratamento com a comunidade escolar. A avaliação foi feita por técnicos do GDAE.
Receberam uma placa de homenagem as secretárias das Escolas Municipais Jorge Teixeira e Hiran Caminha. “É legal ser reconhecida pelo seu trabalho. É um incentivo a mais para continuar buscando melhorar a cada dia. Ofereço esse premio a todos na escola, pois, houve um trabalho de equipe. Eu cheguei à escola há dois anos e a antiga secretária era bem organizada. Só fiz dar continuidade ao que já existia”, disse.
Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054