03/06/16 | 8:42
Semed fará abertura da Semana do Meio Ambiente na Oca do Conhecimento Cigs

Palestras, exposições de trabalhos e apresentações culturais são algumas das atividades que serão apresentadas na próxima segunda-feira, 6, durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, promovida pela rede municipal de ensino, que tem como tema “Meio Ambiente responsabilidade de todos”.

O evento, que vai reunir mais de mil alunos das escolas da rede e diversas instituições para compartilhar informações sobre o tema, terá a abertura oficial, às 9h, na Oca do Conhecimento Ambiental, localizada dentro do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na zona Oeste. As exposições ficarão abertas ao público até às 16h de segunda-feira.

A ideia principal do evento é conscientizar a sociedade sobre os cuidados com o Meio Ambiente e informar o trabalho que cada instituição realiza para que este meio seja preservado.

Ao todo, sete projetos de escolas municipais, um de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) que foram apresentados durante o Programa Ciência na Escola (PCE), voltados à temática ambiental, serão apresentados ao público.

Além dos alunos das escolas municipais de Manaus, foram convidados 50 escolas da rede privada, Bombeiros Mirins do município de Iranduba, além dos alunos das Ocas Norte, Leste e do Puraquequara. Quem for acompanhar a programação ambiental terá acesso livre para visitar o Zoológico e o Aquário do Cigs.

Entre as exposições, apresentações de vídeos, teatro e distribuição de 500 mudas de plantas, será realizada a ‘Sauimzada’, momento em que a atenção será voltada para a conscientização da proteção do Sauim de Coleira, com um abraço simbólico em volta de bonecos infláveis do animal ameaçado de extinção.

Ao todo serão 28 exposições de entidades parceiras como: Exército Brasileiro; secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB); Manaus Ambiental; Descarte Correto; Câmara Nipo; Projeto Zona Leste Cultura e Arqueologia; Instituto Soka; Ecoete; Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente; Programa Ciência nas Escolas (PCE); Detran-AM; Ulbra; Sesi; Manaustrans; Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Rio Limpo.

A programação da Semana do Meio Ambiente continuará em todas as escolas da rede municipal, cada uma com sua atividade envolvendo todos os alunos.

Leve seu lixo eletrônico

Durante a exposição da Oca do Conhecimento Ambiental Cigs, haverá coleta de material eletrônico que não pode ser reutilizado, como mouse, teclado, notebook, entre outros, para que seja recolhido e descartado da maneira correta. A ação é da empresa Descarte Correto, que vai disponibilizar, no dia do evento, um local específico para que esses resíduos eletrônicos sejam depositados.

Texto: João Pedro Figueiredo

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054