21/02/17 | 18:08
Semed estuda parceria com Instituto Cidades Inteligentes

IMG_3535Com o objetivo de buscar novas soluções de gestão e desenvolvimento, a secretária municipal de Educação em exercício, professora Euzeni Trajano, recebeu, na tarde desta terça-feira, 21/2, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representantes do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e apresentou trabalhos e demandas da secretaria.

O Instituto Cidades Inteligentes existe há 20 anos e promove soluções de tecnologia da informação e comunicação que contribuem para o crescimento econômico e sustentável das cidades, com a governança participativa e mais qualidade de vida aos cidadãos.

Uma equipe da subsecretaria de Gestão de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) vem desenvolvendo estudo para, futuramente aplicar as ferramentas do ICI nas pastas de Saúde e Educação, além de um canal de atendimento ao cidadão em toda a prefeitura.

Atualmente todas as 490 unidades de ensino da Semed têm acesso à Internet. Toda a vida documental dos mais de 234 mil alunos fica salva virtualmente no Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam). A secretaria também tem o controle, via sistema, de todo o estoque de insumos.

Para os especialistas do ICI, é necessário organizar a instituição internamente e oferecer os serviços e informações aos cidadãos de forma efetiva, para que estes se tornem mais participativos na própria gestão da cidade.

De acordo com o Subsecretário de TI da Semef, Eudo de Lima, os casos de sucesso apresentados pelo ICI mostram que é possível solucionar alguns pontos mais sensíveis da administração municipal, para que haja integração de sistemas. “Temos muitos processos manuais na prefeitura ainda, muitos controles em papéis. Se tivermos tudo em um sistema de acesso online vai facilitar muito a geração de informações aos gestores públicos”, afirmou o subsecretário.

 

Texto: Taianna Castro

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054