09/04/13 | 17:19
Semed entrega unidade móvel voltada à pesquisa

 

O projeto ousado e pioneiro no Brasil tem objetivo de propor aos alunos da Rede Municipal de Ensino a busca pelo conhecimento científico e auxiliar os estudantes abaixo de seis anos da alfabetização

Visando o fomento a pesquisa e a busca de práticas associadas na área de Ciências da Natureza (biologia, física, ciências e química) aos alunos do ensino infantil e fundamental, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu a doação na manhã desta terça feira, 09, a Unidade Móvel Avançada de Ciência e Tecnologia, a primeira no Amazonas e no Brasil do tipo.

O “Ônibus da Ciência” foi uma doação da empresa SISTECH, que já atende as salas de ciência em 255 escolas para ampliar a atuação para escolas que ainda não possuem laboratório de ciências. A solenidade de entrega foi na Escola Municipal Abílio Nery, localizada na Avenida Torquato Tapajós, Bairro Flores, zona Centro Oeste de Manaus. O evento contou com participação do Prefeito Arthur Neto, do Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, e, ainda, dos coordenadores do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências – PESC, na Semed, gestores, alunos e comunitários.

A unidade irá contribuir nas ações desenvolvidas pelo Programa de Ensino Sistematizado das Ciências – PESC, no decorrer do ano da secretaria. O ônibus possui 23 lugares, sendo um para pessoa com mobilidade reduzida. Atende os usuários com 16 notebooks, Tv de plasma de 42 polegadas na área externa, aparelho de DVD, lousa interativa digital, mapas e jogos digitais, projetor multimídia, ar condicionado e acesso à internet.

“Esta entrega prova que administração do Pauderney está dando certo e que ele está fazendo tudo o que é possível para melhorar a qualidade do ensino na capital”, explicou Neto.

A unidade atenderá as escolas da zona urbana e rodoviária de Manaus a partir de um cronograma, a fim de contribuir no desempenho dos alunos e, também, colaborar no trabalho realizado pelos professores na área das Ciências Naturais. A primeira escola beneficiada com recursos disponíveis será o Centro Municipal de Ensino Infantil – CMEI Ismail Aziz, na Rua Imbú, nº 150, Comunidade Ismail Aziz, no quilômetro 25 da BR 174, na zona rodoviária de Manaus.

O espaço pedagógico contará com pedagogos e professores da rede municipal que auxiliarão os alunos em pesquisas e momentos lúdicos, além de experimentações de forma simples, fundamentadas e acessíveis. Os temas a serem trabalhados são: o corpo humano, higiene, saúde, alimentação, novas tecnologias, ambiente e outros.

A unidade conta, também, com oficinas dentro e fora da unidade, com modelos de anatomia e experimentos, quebra-cabeças, dominós, jogos de memória, tabuleiros e sequencias logicas que servirão como subsidio de ensino e aprendizagem

Para aluna Maria Fernanda, 11, do 5º ano, este novo aparato tecnológico irá complementar o ensino que é passado a ela em sala de aula. “Este ônibus é muito legal. Tenho certeza que com ele, vou aprender mais ainda” disse a aluna.

O Secretario de Municipal de educação, Pauderney Avelinino, ressaltou que unidade dará novas oportunidades. “Esta unidade irá levar ciência para as crianças, aonde a ciência ainda não chegou, deste modo, este laboratório móvel vem preencher uma lacuna que tínhamos nesta área do conhecimento (Ciências Naturais). Estamos muito gratos por essa doação”, completou Avelino.