23/11/11 | 14:16
SEMED ENCERRA O 2º CIRCUITO EDUCACIONAL DE DAMA E XADREZ DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Nesta terça-feira (22), setenta alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal participaram da fase final do 2º Circuito Educacional de Dama e Xadrez, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

O evento faz parte das ações do Programa Matemática Viva e estimula a prática do desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memorização, organização de idéias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, criatividade, autocontrole, disciplina e perseverança como características sócio-afetiva.

Cerca de 1,3 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal participaram das três etapas. A primeira fase foi realizada nas escolas municipais, divididas por categoria e faixa etária. Os alunos vencedores nas unidades educacionais disputaram a segunda fase nas Divisões Regionais de Educação (DREs).

“O Programa Matemática Viva tem como meta trazer o lúdico para o ensino e aprendizado da disciplina, dentre várias ações tem o circuito desses jogos que promove um aprendizado a mais para os alunos. O esporte traz embutido o respeito às regras, a civilidade na disputa, o companheirismo, a aceitação de resultados e caminhando no campo interdisciplinaridade se trabalha com regras que precisa ser entendida e respeita que a dama e o xadrez estão juntos nesse sentido”, explicou o assessor do Programa Matemática Viva na Semed, Newton Sérgio Lima.

De acordo com a professora Helenice Maia Toledo, o trabalho realizado na comunidade escolar é como uma ferramenta de eliminação das barreiras para o aprendizado de uma disciplina que ainda causa receio entre os estudantes. Helenice é coordenadora de dama e xadrez do Pólo Rio Negro, zona Ribeirinha, com abrangência do programa em quatro escolas e cerca de 400 alunos.

“Nós fazemos um jogo de pessoas, como por exemplo: a dama de adultos, na qual os jovens gostam muito, pela interação que há entre todos. Percebo que eles sentem a falta desse projeto, porque seria bom se fosse constante em ter na própria escola um local especifico para jogar. Sem contar a ajuda em que os jogos realizam na vida pessoal deles em ter mais atitude”, contou.

O campeão de xadrez na categoria X4 (8º e 9º ano), Ítalo Romário Moreira Batista, 14, é aluno do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Raimunda Teodoro Botinelly Assunção, localizada no bairro Riacho Doce 3, zona Norte. Ítalo não teve muita dificuldade na competição, pois treinava com seu irmão em casa, além de já ter participado de outras competições. “Aprendi a valorizar o xadrez não só como um jogo, mas como um meio de aprender mais, principalmente em sala de aula. Como não tenho muita dificuldade na matemática, acho que o xadrez ajuda pela raciocino que exige”, frisou.

Confira os vencedores:

 

RELAÇÃO FINAL DOS VENCEDORES DO II CIRCUITO EDUCACIONAL DE DAMA E XADREZ

MODALIDADE

CATEGORIA

DRE

ESCOLA

ALUNO

DAMA

D1(1ºao3ºano)

IV

CMEI Almeron Caminha

Saimon Silva

D2(4º e 5ºano)

I

EMEF Martinha Correa

Rodrigo S. dos Santis

D3(6º e 7ºano)

VII

EMEF Manuel Chaves

Marcos Souza

D4(8º e 9ºano)

III

EMEF Antônio Moraes

Elen Cristina

D5(EJA)

V

EMEF Honorina Azevedo

Benedito Nascimento

 

 

 

XADREZ

X1(1ºao3ºano)

IV

EMEF Júlio César

Gabriel Fernandes

X2(4º e 5ºano)

II

EMEF Paula Frassinete

Adrio Henrique Barbosa

X3(6º e 7ºano)

I

EMEF Padre Puga

Foster Nogueira

X4(8º e 9ºano)

 IV

EMEF Raimunda Bottinelly

Ítalo Romário

X5(EJA)

I

EMEF André Vidal

Lucas Jacó