08/10/21 | 14:38
Semed encerra atividades do Programa de Tutorial Educacional de 2021

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na manhã desta sexta-feira, 8/10, na Escola Normal Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizado no bairro da Cachoeirinha, zona sul, o evento “Regatão do Programa de Tutoria”.  A ação marcou o encerramento das ações formativas do Programa de Tutorial Educacional (PTE) de 2021 da rede municipal de ensino.  Aproximadamente 150 educadores, entre professores, gestores e pedagogos participaram da atividade.

O evento teve o objetivo de avaliar e identificar a formação realizada durante a execução do Programa de Tutorial Educacional deste ano. Foram feitas atividades em salas temáticas, momento cultural e premiação para os participantes.

O evento faz parte das ações da gestão atual que buscam melhorar a qualidade de ensino na rede municipal de ensino, por meio da socialização de boas práticas pedagógicas, segundo o diretor do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Evaldo Bezerra Pereira.

“Acreditamos que com esses tipos de ações, de formações e de momentos de socialização de boas práticas pedagógicas como esses, estaremos contribuindo para melhorar o ensino-aprendizagem e comprimento da principal meta da atual gestão que é buscar a excelência na educação no município de Manaus”, explicou.

A ação foi destinada principalmente aos professores que estão em estágio probatório e que estiveram nos últimos meses fazendo um acompanhamento com os formadores da Divisão de Desenvolvimento do Magistério (DDPM) sobre as práticas educacionais e diretrizes da Semed.

Sobre o “Regatão do Programa de Tutoria”, a chefe da DDPM, Maria Inez e Alcântara salientou que o evento foi importante para se fazer uma análise das ações realizadas em 2021 e que poderão ser trabalhadas durante a execução do Programa de Tutoria da DDPM em 2022.

“Foi um evento promissor, porque foram apresentados todos os projetos formativos pela tutoria de 2021, bem a prospecção das ações já para 2022. A atividade também levou todos os participantes a refletir sobre a importância da receptividade dos professores em estágio probatório que é exatamente o objetivo principal do Programa, ou seja, receber, acolher e formar os professores recém concursados e que precisam entender a estrutura educacional da Semed”, frisou.

PTE
O Programa de Tutoria, ação desenvolvida pela Divisão de Desenvolvimento do Magistério (DDPM) , com apoio da Gerência de Formação Continuada (GFC) da Semed tem  objetivo de proporcionar a  formação continuada dos profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Manaus com vistas ao aprimoramento da aprendizagem dos estudantes.

Ele atende prioritariamente os professores e pedagogos em estágio probatório, bem como as equipes gestoras das unidades de ensino municipais.

Em 2021, o Programa atuou em diferentes formatos, personalizando o processo para cada público alvo atendido para oferecer uma melhor experiência formativa frente ao contexto escolar atual da Semed.

Texto: Emerson Santos

Foto: Divulgação