07/04/11 | 18:10
Semed encerra a Semana da Literatura Amazonense

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerra nesta sexta-feira (8) as atividades em comemoração à Semana da Literatura Amazonense. A programação teve início no dia 1º de abril e mobilizou 190 escolas da rede municipal, por meio de exposições de livros, inaugurações de bibliotecas, concursos de poesias e de literatura, gincanas, feiras culturais e palestras.

Manhã literária com Celdo Braga

A literatura amazonense e a poesia foram marcantes na manhã desta quinta-feira (7) para os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Maria Rufina de Almeida, localizada no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus. Com a participação do poeta Celdo Braga e do ator Iran Lamego, a escola realizou uma mostra das ações e projetos desenvolvidos durante a Semana da Literatura Amazonense.

‘Vovó Rufina em uma manhã literária’ foi o tema escolhido para o evento. A carismática personagem foi criada pela escola há dois anos para contar histórias e fábulas aos alunos, com o objetivo de estimular o hábito da leitura junto às crianças.

Durante a programação, os alunos da unidade realizaram apresentações de danças, músicas e poesias. A gestora da escola, Sandra Aguilar, demonstrou entusiasmo com a realização do evento e já considera a possibilidade de levar autores amazonenses para o âmbito escolar durante todo o ano. “Foi muito bem-vinda a iniciativa de trazer a literatura regional. Além de divulgar o trabalho desses autores, a ação incentiva o gosto pela leitura e, quem sabe, fazer com saia daqui futuros escritores”, disse.

Nova biblioteca e lançamento de livro de poesias

Na tarde desta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou a biblioteca pólo da Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro. A ação beneficia cerca de 900 alunos da unidade de ensino e toda a comunidade do bairro Vila da Prata, Zona Oeste de Manaus. De acordo com a bibliotecária Madalena Teixeira de Araújo, o acervo bibliográfico possui aproximadamente 5 mil livros e 500 exemplares de recursos contínuos, além de computadores com acesso à internet.
Na ocasião, foi lançada a edição de um livro de poesias dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da unidade de ensino. A obra foi coordenada pela professora Maria das Graças Carvalho Fonseca.