17/06/15 | 8:30
‘Semed em Movimento’ reúne setores em prol de promover integração e melhorias no ensino

Com o objetivo de socializar ações pedagógicas e encontrar pontos de interseção para melhorar o trabalho entre os setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado nesta terça-feira, 16, o encontro ‘Semed em Movimento’. O evento com representantes de todos os setores da Semed, além de programas parceiros e de servidores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul de Manaus.

Para a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, além de encontrar maneiras para otimizar o trabalho dentro da secretaria, o ‘Semed’ em Movimento também tem como objetivo mostrar a importância que a gestão dá para o pedagógico. A secretária ressaltou, ainda, que a Subsecretaria de Gestão Educacional da Semed é a mais relevante por ser a responsável de trabalhar na ponta e prestar uma educação com cada vez mais qualidade.

“Esse encontro tem por trás o meu próprio movimento interior de estar a frente dos processos, mas como uma facilitadora, e isso consegui construir junto com a subsecretaria de Gestão Educacional, Euzeni Trajano. Conseguimos fazer com que o todo mundo entenda que é possível a gente dar mais qualidade e eficiência mesmo em um período tão difícil, de poucos recursos. Podermos enxergar, conhecer e reconhecer o que os outros setores fazem para que a gente possa otimizar as nossas ações”, informou.

Todos os participantes se reuniram no auditório para ouvir as orientações da secretária e subsecretária de Gestão Educacional da Semed, em seguida, foram divididos em grupos e seguiram para as salas da DDPM, onde de acordo com a subsecretária Euzeni Trajano, foram discutir sobre as quatro temáticas apontadas como as que merecem mais importância por parte dos setores da Semed.

“As quatro temáticas mais relevantes são: Currículo, Escola/Comunidade, Inclusão e Abandono. Os setores trabalham em cima desses temas para fortalecer essas ações, mas falta ainda um diálogo mais constante entre os setores para saber  onde as ações se encontram. Os setores precisam dialogar para que a gente possa fortalecer o pedagógico, são setores de um mesmo departamento que precisamos falar a mesma linguagem, para ser dado um direcionamento único ao trabalho”, relatou.

Segundo a professora Renata Moraes, que é chefe da DDZ Leste 1, o encontro é importante para identificar os pontos que podem ser melhorados dentro da secretaria e para que essas melhorias possam ser sentidas com os alunos nas escolas.

“Esse encontro serve para identificar ações dentro do sistema de ensino, esses pontos que podemos melhorar. Porém, o mais importante é a atividade fim, o trabalho pedagógico, a concretização desse processo na vida de nossos alunos e professores no chão das escolas”, informou.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054