14/06/16 | 10:39
Semed elabora projeto de prevenção e combate à violência e ao uso de drogas

RRA_4472A partir do 2º semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) dará um início ao projeto de prevenção à violência e ao uso de drogas que será implantado em 282 escolas da rede municipal de ensino. A ideia da ação é contribuir com a melhoria do desempenho e a permanência do aluno na escola por meio do programa, com o apoio de instituições da área de saúde, assistência social, esporte, cultura e segurança, que atuam no enfrentamento e combate a violência e drogas no Amazonas.

Para alinhar o plano de atuação e apresentar a metodologia do projeto,  a Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da secretaria, setor responsável pelo projeto, fez uma reunião de articulação, na tarde desta segunda-feira, 13, na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na zona Centro-Sul, com a comissão responsável pela construção do projeto e com os possíveis parceiros envolvidos na ação. Dentre os órgãos  presentes no encontro estavam as polícias Civil e Militar, além das secretarias estaduais de Saúde (Susam) e de Ação Social do Amazonas (Seas).

RRA_4474Durante a reunião, foi repassado o objetivo, a justificativa e as estratégias do projeto. De acordo com a chefa do Gacpe, Dircélia Ortiz, o programa já está praticamente concluído e falta definir alguns pontos. Ela disse que está apenas aguardando o retorno das instituições envolvidas  para definir o que cada um irá se propor a fazer.

“A partir de agora, faremos encontros  individuais com cada parceiro envolvido. Em seguida, faremos um outro encontro para fecharmos alguns pontos e, finalmente, realizaremos outra reunião, onde será assinado um termo de cooperação técnica entre cada instituição parceira e a Semed. Seguindo este cronograma, pretendemos dar início ao projeto no 2º semestre deste ano”, explicou ao acrescentar que cada instituição atuará dentro da sua área de abrangência, ou seja, na zona que estiver situada e conforme sua competência.

Dircélia explicou, ainda, que que diversos pontos foram analisados para escolha das escolas contempladas com o projeto, como o campo social, econômico e de localização de cada escola beneficiada.  “As escolas estão situadas, em sua maioria, em áreas de risco e de vulnerabilidade social, com poucos aparatos públicos atrativos ou saudáveis para a vida dos jovens, os quais são sujeitos ao contexto da marginalização e violência, reforçado, muitas vezes, pela ociosidade”, descreveu.

RRA_4476Uma parceria já confirmada é a Policia Civil, por meio de suas delegacias, departamentos e demais setores que atuam junto os casos de violência e combate ao uso de drogas.

Para o coordenador do projeto de prevenção as drogas (Pró-vida) da Polícia Civil, Renato Elias, a tática da Semed irá contribuir para fortalecimento do trabalho das instituições que atuam nas áreas afins do projeto e irá desenvolver um trabalho de conscientização entre as crianças e adolescentes de Manaus a partir de um olhar pedagógico e educativo. Mas segundo ele, o ponto mais relevante  na ação está relacionado a cidadania. “Porque vai agregar valores, conhecimento e vai trabalhar a cidadania, que é o mais importante” , disse.

Frentes de atuação

O projeto será desenvolvido por meio de atividades interdisciplinares como suporte às escolas, incluindo os atendimentos com palestras, em grupo, oficinas e rodas de conversas, práticas esportivas e culturais direcionadas ao corpo docente e discente da escola, pais e responsáveis, desenvolvidas pelos parceiros do programa com base em princípios norteadores, como a igualdade, qualidade, gestão democrática e a valorização de cidadania articuladas no âmbito da saúde, educação integral, esporte, cultura e segurança.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054