29/03/11 | 11:35
Semed e Vivo lançam Circuito Telinha na Escola

Alunos usando telefone celular durante as aulas resulta em desatenção nas explicações dos professores, certo? Não! Atualmente, o aparelho tem se tornado uma poderosa ferramenta pedagógica na produção de conteúdos digitais como suporte das atividades curriculares. Com o objetivo de aperfeiçoar as atividades desenvolvidas nesse campo de trabalho a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está oferecendo formação no “Circuito Telinha na Escola”, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com o Instituto Vivo e Fundação Banco do Brasil. Cerca de 40 professores e assessores pedagógicos receberão formação.

“A idéia é sensibilizar os professores para o uso pedagógico do celular que hoje é uma central multimídia que 100% dos alunos dispõem. O aparelho pode ser usado para criar novos métodos de aula como produção de vídeo, adaptações literárias em forma de rádio novelas, entre outras”, explicou a Formadora do curso Lívia Neiva.

A assessora pedagógica e professora de ensino médio, Ieda Santana, acredita que é necessário o uso de novas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. Para ela hoje, é impossível, com uma aula normal, prender a atenção dos alunos por 50 minutos.

“A nossa clientela de hoje não permite mais isso. É necessário trabalhar as múltiplas inteligências. Eu trabalhei com meus alunos vídeos intitulados “Ser Manauara é”, e foi um sucesso. Fiz sem Saber direito como e agora com esse curso vou aprender como desenvolver melhor”, disse.

Produção

Após as aulas teóricas os alunos colocarão a mão na massa. Nas aulas praticas aprenderão noções básicas de técnicas de roteiro, montagem e edição.

“Os participantes serão divididos em grupos onde irão produzir vídeos de no máximo três minutos. Depois de prontos os trabalhos serão divulgados nas redes sociais”, falou a formadora Lívia Neiva.