13/03/13 | 19:34
Semed e Semsa atuam na Semana de Mobilização Saúde na Escola

A ação beneficia 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação – Semed, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, realizam de 11 a 15 de março, a Semana de Mobilização “Saúde na Escola” em 36 unidades educacionais de todas as zonas geográficas da cidade. São 34 escolas do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e dois Centros Municipais de Educação Infantis – Cmeis. Com isso, o trabalho em conjunto das duas secretarias municipais atendem e beneficiam 26.728 alunos da rede de ensino.

O objetivo da atividade é envolver as escolas em ações educativas e promover a “Saúde Ocular”, a prevenção contra obesidade e o uso de drogas como: crack, álcool, dentre outras substâncias. Durante o evento os alunos terão a chance de participar e interagir sobre os temas abordados.

Outra meta da Semana de Mobilização é estimular a prevenção contra agravos à saúde, além de aproximar as equipes de atenção básica e as equipes das escolas como parte das atividades do cotidiano da comunidade escolar.

A ação faz parte da semana é do Programa Saúde na Escola – PSE, instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas equipes de Saúde da Família.

A Escola Municipal Waldir Garcia, localizada na Travessa Pico das Águas, bairro São Geraldo, Zona Oeste da cidade, foi umas das contempladas pela ação. Os 350 alunos do 1º ao 5º ano assistiram palestras, vídeos educativos e foram atendidos por profissionais da Unidade Básica de Saúde – UBS 05, localizada próxima da escola. Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer testes de acuidade visual, higiene corporal, alimentação saudável, combate de tabacos e educação bucal.

“Este trabalho é importante, pois faz com que crianças se tornem mais saudáveis e, consequentemente aumentará o rendimento escolar”, explicou a gestora, Lucia Cristina.

Aluna do 5º ano, Lívia Ferreira, 10, que participou das atividades da Semana de Mobilização desde a última segunda, 11, ressaltou que, aprendeu coisas simples, porém importantes. “Na Campanha aprendi que não devo deixar  tampas de caixas d’águas abertas e tenho que escovar os meus dentes após qualquer refeição”, explicou.