06/12/12 | 14:23
SEMED E SEDUC anunciam calendário de matrículas para o ano letivo de 2013

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado da Educação realizaram, na manhã de hoje, o lançamento do calendário de matrícula da rede pública de ensino para o ano de 2013.

O evento foi realizado na Centro de Ensino de Tempo Integral Gonçalves Dias, no bairro Dom Pedro, e contou com a participação de Mauro Lippi, da Semed, e Rossieli Soares, da Seduc.

No total, serão 150 mil novas vagas na rede pública de ensino, sendo 70 mil na Seduc e 80 mil na Semed. Os novos alunos podem conferir todos os procedimentos necessários para garantir uma vaga na rede pública no site www.matriculas.am.gov.br.

Segundo o titular da Semed, Mauro Lippi, a Secretaria além dos serviços disponibilizados pelo poder público, também oferecerá o Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que irá informatizar os trabalhos administrativos das escolas, além de servir como ponto de matrícula. O Secretario celebra o avanço dos números de postos que iniciou com nove e atualmente conta com 145 locais de atendimento.

“É um trabalho que está sendo continuado há mais de três anos, nós começamos a fazer uma desvinculação e com uma certa autonomia, pois não tínhamos um sistema de gerenciamento de dados e muito menos um parque de informática evoluído, mas conseguimos fazer isso dentro da Semed com o sistema Sigeam. Esse procedimento cria uma autonomia de mais conforto a população no sentido de oferecer a possibilidade das 145 escolas terem a liberdade de fazer as rematrículas e também receber os pais”, concluiu.

A Secretaria conta hoje com 490 escolas municipais em todas as zonas geográficas da cidade. A previsão do número de vagas da rede municipal é de 80 mil.

A Semed antecipou o calendário de matrícula na rede municipal e já efetuou a rematrícula dos alunos do município da educação infantil, que ocorreu de 26 a 30 de novembro. O ensino fundamental iniciará dia 19 e vai até 28 de dezembro. O reordenamento será no prazo de 7 a 8 de janeiro de 2013, em que os pais e responsáveis fazem o pedido em relação a escola pretendida e recebe uma carta de recomendação para comparecer na devida unidade educacional.

Já a comunidade escolar com Escola sem Continuidade de Ensino, as pessoas deverão procurar os postos no período de 09 a 14 de janeiro de 2013 para garantir sua vaga, bem como na mesma data ocorrerá à fase de transferências dos alunos da rede. O cadastro de novos estudantes será de dezembro de 2012 à setembro de 2013, enquanto a reserva de vaga e confirmação da matrícula é de 15 a 24 de janeiro do próximo ano.

A documentação necessária no período de matrícula se resume no seguinte: documento de identificação do aluno; certidão de nascimento ou carteira de identidade; comprovante de residência e escolaridade; duas fotos 3×4; carta de designação da vaga e documento de identificação do responsável pelo aluno.

A rede pública de ensino começará o ano letivo no dia 04 de fevereiro de 2013.