13/09/14 | 11:04
Semed e Positivo realizam formação para professores do 9º ano em química

Cerca de 80 educadores da rede municipal de ensino participaram da Formação para professores do 9º ano de Química da Editora Positivo, nesta sexta-feira, 12. O curso aconteceu em tempo integral, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Rua Maceió, em frente à Secretaria de Saúde (Semsa).

Um dos principais objetivos da formação é encaminhar os educadores para uma boa formação dos alunos para Prova Brasil de 2015.

De acordo com a formadora em ciências do DDPM, Ana Lúcia Barros, responsável do curso pela Semed, a qualificação é complementar as atividades já realizadas nas disciplinas de física e química pelo DDPM.

“É uma preocupação da Semed tornar mais efetivo a formação do professor de ciências. Já estamos preocupados com a Prova Brasil Ciências, item a ser inserido no próximo ano. Nós pretendemos que esses educadores consigam utilizar os laboratórios de ciências com os experimentos que lá existem, assim como, promover uma formação, mesmo que o professor não tenha laboratório em sala de aula, mas que possa visualizar a importância de nossas crianças e jovens para a alfabetização científica.”, completou.

Responsável pela formação, o assessor pedagógico de ciências da natureza da Editoria Positivo, Jailson Rodrigues Pacheco, explica sobre as informações aos educadores, que serão uteis para um aprendizado melhor em sala de aula com os alunos do 9º ano.

“A ideia dessa formação é como explorar os recursos experimentais, que a Semed disponibiliza, com seus reagentes e materiais, além de explorar o livro didático da Positivo com os alunos do Ensino Fundamental, principalmente do 9º ano, em química. Pretendemos desenvolver algumas habilidades com os professores, como experimentar, observar, identificar, aplicar o conhecimento, onde eles possam trabalhar com os alunos os mesmos conteúdos presentes no livro didático.”, salientou.

Com um efetivo de 50 alunos do 9º ano, a professora Paula Daniele, da Escola Municipal Villa Lobos, bairro São Francisco, zona Sul, já participou das formações de química e física da Positivo. Segundo a educadora, todo aprendizado para melhorar o processo de ensino aprendizagem é importante para boa formação do alunado.

“Desde o início do ano, estamos tendo esse suporte. Para gente é um ganho, porque sabemos quais objetivos alcançar por meio das aulas, demonstrações de como trabalhar a disciplina de ciências dentro da sala de aula. Com certeza, isso vai contribuir para atingirmos nosso objetivo, principalmente da Prova Brasil do ano que vem. São métodos inovadores, a gente tem todo material a disposição e com propostas de material de fácil acesso, ou seja, vamos conseguir atingir o foco final: o aluno.”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054