06/10/15 | 17:16
Semed divulga nesta quinta-feira lista de escolas selecionadas no Prêmio de Gestão Escolar

Reunião do Resultado do Prêmio de Gestão - Fotos Rodemarques Abreu (1)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulga, nesta quinta-feira, 8, o nome das 14 escolas que irão representar o município no Prêmio de Gestão Escolar (PGE), etapa estadual. Ao todo, 226 unidades de ensino se inscreveram no edição 2015 do programa. Dessas 156 finalizaram o processo e estão na disputa pelas vagas.

As escolas foram avaliadas por uma comissão formada por mais de 60 educadores da Semed e coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM). Dez critérios foram observados, entre eles, a gestão pedagógica, gestão participativa e gestão de infraestrutura, administração e recursos federais.
De acordo com a chefe da DAM, Núbia Breves, a importância do PGE vai muito além da premiação que as escolas podem receber caso se classifiquem para a etapa nacional. No ponto de vista dela, o principal é a oportunidade de avaliação que as unidades têm de apresentar um diagnóstico real das qualidades e fragilidades da escola.

Reunião do Resultado do Prêmio de Gestão - Fotos Rodemarques Abreu (2)“Não dá para todo mundo ganhar o prêmio. O mais importante de todo esse processo é a participação do diretor para que ele se veja, enxergue o interior de sua escola. Observar o que ele está fazendo, quais as fragilidades e desafios que ainda tem para superar, e quais são os seus pontos fortes. Em cima dessas informações, traçar os planos de ação para corrigir o que está defasado”, explicou.

Pela primeira vez desde 1998, quando a Semed começou a participar do PGE, as Divisões Distritais Zonais (DDZ’s) tiveram acesso às informações contidas nos relatórios de avaliação das escolas. Para a gerente da DDZ Norte, Elayne Teófilo, esta será mais uma ferramenta para as DDZ’s fazerem uma autoavaliação de suas ações.

Reunião do Resultado do Prêmio de Gestão - Fotos Rodemarques Abreu (12)“Nos documentos, os diretores destacaram os pontos fracos e fortes da escola. Lá, eles tinham que citar a proposta pedagógica, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental. Eles tinham que citar as avaliações em que eles participaram e nós percebemos que algumas escolas deixaram a desejar em alguns pontos como o conhecimento real da proposta. Em cima desse documento, nós da DDZ vamos fazer um novo estudo e tratar cada escola individualmente para atuar com o apoio pedagógico”, observou.

Etapas

O PGE 2015 tem quatro fases de avaliação. Na primeira, as escolas são avaliadas no âmbito municipal, onde 14 unidades de ensino são escolhidas para disputar com outras 14 do Estado, na segunda fase. Dessas, dez são selecionadas para a terceira etapa de avaliação, onde cinco serão escolhidas para a etapa regional. A regional selecionará apenas uma unidade de ensino para representar o Norte do País na competição, marcada para novembro, em Brasília (DF).
A chefe da DAM, conta que as cinco primeiras da etapa estadual serão premiadas. “Temos bons relatórios e temos chances, sim, de estarmos entre as cinco melhores do estado do Amazonas, que são as que recebem o prêmio da Seduc”, disse.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054