21/08/15 | 10:52
Semed divulga a cultura amazonense na 3ª edição dos Diálogos com a Cultura e Tradição local

Diálogos com a Cultura. Aud. Semed. Fotos Cleomir (1)Com o objetivo de divulgar a cultura regional e manter em evidência temáticas relacionadas a história do Amazonas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), realizou, na tarde desta quinta-feira, 20, a 3ª edição dos Diálogos com a Cultura e Tradição Local – Descortinando nossas Raízes, com o tema “O Amazonas em Foco”. O evento aconteceu, no auditório da secretaria, e contou com participação de aproximadamente 200 pessoas, entre docentes de história, formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), além de pesquisadores e interessados pela cultura regional. A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou do encerramento da atividade e destacou a importância do evento para a Semed.

A coordenadora da Diversidade da Semed, Lídia Helena Mendes, informou que a ação faz parte do Projeto Escola Diversidade que contempla o ensino da história local nas escolas da rede municipal de ensino. “O objetivo desta atividade é fornecer ao professor condições para que ele possa continuar trabalhando temas da região, tendo em vista que hoje não há mais a disciplina de fundamentos de história do Amazonas na grade curricular, destacando a importância que ela tem para a construção da nossa identidade. O nosso principal objetivo com esta ação é manter acesa tanto nas escolas quanto aqui na sede assuntos e temáticas voltadas para nossa região”, explicou

Culminância do Diálogo com a Cultura Local - Fotos Rodemarques Abreu (4)Lídia explicou ainda que evento foi uma culminância, onde professores e alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas ações. No evento, sete escolas, cada uma de uma Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed, tiveram um espaço para apresentar suas respectivas ações, projetos e ações realizadas durante ano letivo. “Vale ressaltar que as escolas participantes foram escolhidas por assessores de diversidade das DDZ’s, pela particularidade e especificidade de cada projeto”, salientou.

As unidades participaram por meio de apresentações culturais, de danças típicas e coreografias da região amazonense, como o boi-bumbá e exposições de stands no hall da secretaria apresentando as ações feitas durante o ano letivo.

Durante o evento, foi apresentado o projeto de pesquisa financiado pela Fapeam, chamado “Socializando Saberes”, que tem como objetivo trabalhar a história do Amazonas, por meio de letras e todas de boi bumbá com aproximadamente 150 alunos do 8º ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O projeto foi executado pelo professor de História da Escola Municipal Ulisses Guimaraes, Rosivaldo Moreira, que também é pesquisador da cultura local.

Culminância do Diálogo com a Cultura Local - Fotos Rodemarques Abreu (13)Para Moreira, a ação estimulou um ensino diferenciado a cerca da cultura local. “Como defensor da história local e educador, vejo este evento de forma muito positiva, porque acredito que a ação de hoje é uma grande estratégia para promover o diálogo, a discussão da nossa região, de uma forma pedagógica e lúdica. Vejo também desta forma mostrar ideias que deram certo em outras escolas”, disse.

Para Dirceu Correia, educador da escola Antonina Borges, localizada no bairro São José, zona Leste, eventos como este promove a socialização entre escolas da secretaria. “A ideia é interessante porque dá a oportunidade das escolas apresentarem seus trabalhos, de absorver experiências que deram certo em suas escolas. Ou seja, promove um momento de integração e de aprendizado compartilhado”, salientou.

Ao final do evento foi entregue troféus de 1º, 2º e 3º lugar as unidades que se destacaram ao longo da atividade. A escola vitoriosa ganhou além do troféu, recebeu uma visita de assessores da diversidade da Semed e uma visita no fim de setembro aos principais pontos turísticos de Manaus, além de uma aula a céu aberto, na praça de são Sebastião, ministrada pela professora Lídia Helena.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054