29/05/13 | 14:27
Semed discute pré-aposentadoria com servidores

Uma reunião entre diretores e funcionários de carreira repassou informações de orientação para servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) acerca do processo de pré-aposentadoria. A ação faz parte do Projeto Qualidade de Vida na Aposentadoria, criado pela Prefeitura de Manaus, e aconteceu em uma das salas da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Na oportunidade, os técnicos da Secretaria Municipal de Previdência (ManausPrev) e da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informaram sobre como os servidores devem conduzir os trâmites de aposentadoria. O encontro foi dedicado a funcionários que estão em processo de aposentadoria iminente e promovido pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (Serviço Social).

A reunião ainda serviu para tirar dúvidas acerca do benefício da aposentadoria, e que o servidor, após ser aposentado pela Prefeitura de Manaus, pode ter qualidade de vida, com atividades como estudo, prática de esportes e participação de projetos . Também foi explicada a aposentadoria por invalidez, compulsória, por idade e tempo de contribuição.

“Temos carinho e atenção por estas pessoas, pois elas dedicaram anos de suas vidas em prol da educação de nosso município. Acredito que momentos como este são necessários para que os servidores tenham acesso a informações pertinentes”, disse o secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino.

Ainda foi discutida a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, no artigo 28, que regulamenta a preparação para aposentadoria, com antecedência mínima de um ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.

Participaram do evento a coordenadora do Projeto ManausPrev Itinerante, Graça Gil, a Psicóloga e responsável pelo Programa Vitalidade e o representante da assessoria jurídica da ManaunsPrev, Marco Antônio, prestando esclarecimentos sobre aposentadoria, pensão, auxilio maternidade e doenças.