22/09/17 | 9:38
Semed discute com servidores legislação previdenciária e fala sobre qualidade de vida

Com o objetivo de promover qualidade de vida e discutir a legislação previdenciária vigente, com o foco em diretrizes traçadas pela Manaus Previdência,  a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá, até esta sexta-feira, 22/9, uma programação voltada aos servidores da rede municipal de educação.  A atividade, que acontece no auditório da secretaria, é coordenada pela Gerencia de Desenvolvimento do Servidor (GDS) e faz parte do projeto “Qualidade de Vida na Aposentadoria”.

De acordo com  a GDS, Wânia  Braga,  a ação é realizada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e tem o objetivo de proporcionar uma preparação para os servidores que estão em faze de aposentadoria, para que não sofram com a nova realidade quando estiverem aposentados.

“Além da questão previdenciária, o evento falará sobre qualidade de vida, porque a GDS da Semed também se preocupar com o aspecto social dos servidores, já que muitos entram em depressão, sofrem com a sensação de improdutividade, isolamento social, quando estão na eminência da aposentadoria”, disse.

Wânia Braga enfatiza, ainda, que ação tem o objetivo de trazer esclarecimentos  e sanar dúvidas frequentes que chegam à Gerencia de Desenvolvimento do Servidor sobre o assunto.

A Gerente do Departamento de Pessoal do TCE, Merisa Mendes, uma das palestrantes do encontro, destacou que para haver uma qualidade de vida plena é preciso que o ser humano mantenha alinhado diversos aspectos da sua vida.

“Quando a gente fala em qualidade de vida, a gente fala de alinhamento de algumas áreas, como área pessoal, saúde física, mental, emocional, e até espiritual. A ausência ou falta de alguns destes aspectos, causa alguns transtornos e inconformidades, como  estresse,  obesidade e outros problemas, impedindo esta qualidade de vida”, destacou a palestrante.

Para Ângela Lima, lotada na Gerência de Educação Infantil (GEI), que já tem mais de 25 anos de contribuição para previdência, o evento serve para tirar algumas dúvidas sobre os critérios e pré-requisitos para se aposentar e apoia que a iniciativa aconteça mais vezes. “A iniciativa é boa para nos preparemos e tiramos algumas duvidas sobre como funciona o procedimento. Adorei a programação e acho que deve ter mais momentos como esse, tendo em vista a relevância da temática e porque há constate mudanças nas leis”, disse.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054