18/05/15 | 9:35
Semed dá inicio às atividades da Semana de Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes

Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá ações para combater e prevenir atos de violência contra crianças e adolescentes. O início dos trabalhos foi realizado, na tarde desta sexta-feira, 15, na Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros, localizada no Bairro Mauzinho com a abertura da semana de prevenção e enfrentamento contra combate a violência de contra crianças e adolescentes.

O evento de abertura contou com a presença de representantes da Semed,  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado da Ação Social (Seas), além de representantes da Polícia Civil e com a presença do cantor de hip hop Jander Manauara, do grupo PirãoAM.

A atividade foi coordenada pela Gerência de Atividade Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da semed, em parceria de órgãos do governo Estado e do município, que são responsáveis pela proteção aos direitos humanos e da criança, como a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) e a Secretaria Municipal de Ação Social e Direitos Humanos (Semasdh).  A ação chama a atenção de toda a sociedade para o dia 18 maio, que é considerado o dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação acontecerá, simultaneamente, nas unidades educacionais da Semed com o objetivo de intensificar a temática e incentivar denúncias de casos de violência infanto-juvenil, como ressaltou a Coordenadora do Programa de Ações Integradas e Referencias de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil (PAIR/Semed), Eliana Hayden.

“Durante todo ano, a Semed realiza inúmeras atividades para prevenção e enfrentamento da violência sexual. No mês de maio, intensificamos estas ações com a participação direta das escolas com a realização de debates, palestras, mesas de conversas e momentos em que envolvam música, a dança e arte como um todo para chamar a atenção para temática abordada”, destacou Eliana

Hayden destacou ainda os avanços alcançados com ação. “Com este trabalho,  conseguimos encorajar as pessoas a denunciar, conseguimos aumentar o número de denúncias, conseguimos informar mais as pessoas sobre os tipos de violência  e, consequentemente, reduzir o número de casos em nosso município”.

A abertura dos trabalhos contou com a participação de todos os alunos do vespertino da Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros. O aluno Guilherme Botelho, 13, do 8º ano foi um dos que participaram. Ele ressaltou como os alunos poderão se beneficiar participando da programação que acontecerá no mês de maio.

“Estas atividades serão importantes para prevenir o assédio sexual contra criança e adolescentes que muitas vezes sofrem este tipo de violência em casa, ônibus e na rua. Será Importante também para alertar as pessoas e motivá-las a denunciar”.

O gestor da escola, José Raimundo, mencionou que apoia a campanha de enfrentamento e fala sobre sua experiência na escola quanto à diminuição de violência  no ambiente escolar.

“Quando chegamos aqui, tínhamos um índice violência elevado, com atividades como esta e outras práticas pedagógicas feitas em sala de aula e com parcerias como a da polícia civil, conseguimos implantar uma cultura de paz, diminuindo a quantidade de BOs e de conflitos que tínhamos. Hoje, com este trabalho de conscientização, temos um outro retrato de amostragem em nossa escola. Portanto, acredito que estes tipos de ações podem conscientizar sim e mudar o pensamento de nossos alunos”, falou.

O dia 18 de maio é oficializado pela lei federal 9.9701/00  e foi escolhido  porque, neste mesma data, aconteceu um crime bárbaro, em  Vitória(ES), envolvendo uma criança de 8 anos, que foi abusada sexualmente.

 

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054