27/11/14 | 14:33
Semed coordena seminário com foco na cultura africana

Professores e pessoas ligadas a entidades que atuam combatendo a discriminação da cultura africana participam de debates a partir desta quinta-feira, 27, até o próximo sábado, 29. As ideias e propostas tratadas vão resultar na construção de uma minuta com políticas públicas. Intitulado “Sankofa: Reessignificando o passado, reescrevendo o presente”, o seminário é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e acontece na Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A coordenadora de Diversidade da Semed, Lídia Helena Mendes, explicou que a secretaria desenvolve trabalhos sobre a temática desde 2010 e, este ano, foi criado o Projeto Escola da Diversidade, pelo qual as atividades foram pautadas com base na Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana na educação básica.

“Infelizmente, existe uma resistência em se falar da cultura negra pelas construções que muitos fizeram em relação a ela, como por exemplo, a religião. Não é que todo negro seja do candomblé, por exemplo, mas as religiões de matriz africana foram trazidas pelas populações negras para o Brasil e uma delas é o candomblé. A ideia, nas nossas escolas, é valorizar a contribuição e a importância dos negros na nossa sociedade”, explicou.

Apresentações

Na solenidade de abertura do seminário, o Hino Nacional foi executado no berimbau. Em seguida, estudantes do Congo, Benin e Barbados, que estudam na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) fizeram um desfile de moda, no qual mostraram os tipos de vestimentas usadas or africanos em seu dia a dia e o significado de cada uma das roupas.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional da Semed, Marcionília Bessa, destacou que a Semed trabalha na valorização da cultura africana desde a educação infantil. “A criança, quando está na escola e recebe essas orientações adequadas, automaticamente vai tirar todos os preconceitos estabelecidos”, afirmou.

O que é Sankofa?

A Sankofa é um pássaro mítico. Tem significado simbológico por conta de sua cabeça voltada para trás, lembrando a importância do passado. Também possui um ovo na boca, que simboliza o futuro, algo que ainda vai nascer.

 

TEXTO: THIAGO BOTELHO

FOTOS: LTON SANTOS/SEMED

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

92 3632-2054