17/07/12 | 15:56
Semed convoca professores para participarem de oficinas do PCE.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Tecnologia da Educação (GTE), está convocando os professores da rede municipal de ensino de 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a participarem da oficina ‘Elaboração de Projeto Científico Escolar’, promovida pelo Programa Ciência na Escola (PCE). As aulas estão sendo ministradas na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). A primeira turma iniciou as atividades na manhã de hoje (17), mas ainda serão abertas mais 18 turmas de até 40 alunos. Os interessados podem solicitar a participação no curso através do e-mail: pce_semed@yahoo.com.br ou na sala do GTE.

A oficina aborda técnicas de elaboração de um projeto científico, onde os participantes aprendem desde a história das ciências, passando pela formatação de um texto científico e metodologia de pesquisa até a montagem do projeto.

Segundo a coordenadora do PCE na Semed, Socorro Freitas, o objetivo é que os professores saiam destas oficinas capazes de elaborar um projeto cientifico de excelência e com condições de participarem da seleção de 80 bolsas disponibilizadas para a Semed pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

“Ano passado, foram disponibilizadas 80 bolsas para a Semed, mas nós só conseguimos aprovar 37. Com essas oficinas, a expectativa é que possamos enviar mais de 100 projetos e consigamos comtemplar todas as 80 vagas disponíveis”, disse.

PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos estudantes e professores da educação básica do Amazonas. O Programa foi criado em 2004 pela Fapeam e tem como missão despertar a vocação científica dos alunos da educação básica, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa.