01/09/15 | 15:51
Semed convoca pais para atualizar endereços e contatos dos alunos matriculados na rede

Entrevista Eliete Estatística. Fotos Cleomir (11)Para facilitar a rematrícula dos alunos da rede municipal de ensino, a ser realizada na segunda quinzena de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está convocando os pais e responsáveis pelas crianças a atualizarem os endereços e contatos telefônicos dos alunos na própria escola. A atualização deverá ser feita no período de 15 de setembro a 20 de outubro em todas as 501 escolas do município.

Com o procedimento, a Secretaria pretende atualizar os dados de 225.210 alunos de todas as modalidades de ensino atendidos pela Semed, auxiliando na estatística e no cruzamento dos dados dos estudantes no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que é o sistema de gestão.

CS - 01-09-15 - Atualização endereços e contatos dos alunos (1)De acordo com a chefe da Divisão de Informação e Estatística da Semed, Eliete Queiroz Carvalho, as escolas irão realizar atividades pedagógicas, a serem definidas pela direção de cada unidade de ensino, junto aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para que eles levem cópias do comprovante de residência (água, luz ou telefone) e o número de telefone dos pais ou responsáveis.

Conforme Eliete Carvalho, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) terão outro procedimento. Por se tratarem de crianças pequenas, os próprios pais deverão levar, pessoalmente, as informações aos Cmeis. “Com isso, vamos poder verificar, realmente, se estamos atendendo os alunos nos bairros onde eles moram. Esse procedimento é importante, também, para as escolas que não têm continuidade de ensino para realizarem o reordenamento do aluno”, explicou.

CS - 01-09-15 - Atualização endereços e contatos dos alunos (3)Entre os principais benefícios da atualização dos dados estão o melhor atendimento feito pelo Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) da Semed, que realiza um trabalho preventivo de combate ao abandono escolar por meio de uma equipe multidisciplinar, mas que precisa do endereço correto para a realização da abordagem.

“Eles verificam, por meio do Sigeam, o endereço para visita na residência dos alunos e saber o porquê da falta das crianças nas salas de aulas. A partir do momento que a gente tem esses dados atualizados, poderá atender e dar uma melhor assistência. O Cemasp vai poder resgatar os estudantes de volta a nossa rede de ensino, evitando assim, casos de distorção de idade/série”, defendeu.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054