09/09/15 | 13:14
Semed convoca a população a doar sangue na próxima terça feira, na sede do órgão

IMG_0154Na próxima terça-feira, 15, a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) estará no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque 10, zona Centro-Sul, coletando sangue dos servidores do órgão e da sociedade em geral, das 8h às 12h. A ação de solidariedade visa aumentar o quantitativo de bolsas de sangue do Hemoam e, consequentemente, salvar vidas.

Além dos servidores da Semed, qualquer pessoa que esteja passando pela secretaria, trabalhe próximo ao órgão, ou que queira participar da campanha pode doar. Basta apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50kg. Além disso, o Hemoam recomenda às pessoas estarem bem alimentadas, dormir pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e evitar comer alimentos gordurosos.

A coleta acontece três vezes por ano e é uma parceria entre o Hemoam e a Semed. Segundo a chefe do setor, Lúcia Regina,a secretaria pretende envolver o máximo possível de servidores e conseguir, no mínimo, 60 bolsas de sangue.

“Sabemos que há muitas pessoas em nossa cidade que precisam de uma bolsa de sangue e que o estoque de sangue do Hemoam precisa ser continuamente renovado para atender esta demanda. Por isso, contamos com o apoio e pedimos a colaboração de todos, para juntos contribuirmos neste grande gesto de solidariedade e amor ao próximo”, disse Lúcia

Captação de doadores

Nesta quarta-feira, 9, a subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Araújo, esteve no hall de entrada do prédio da Semed para prestar esclarecimentos sobre a doação de sangue e conscientizar os servidores sobre a importância da mobilização para a coleta que acontecerá na próxima segunda-feira, 15. “A participação da Semed é importantíssima nesta campanha de coleta que fazemos em toda a cidade. Com os momentos de coleta que fazemos aqui trimestralmente, já conseguimos fidelizar alguns doares e suplementar o nosso estoque. Hoje temos inúmeros educadores servidores daqui que doam regularmente. Por isso, agradecemos e pedimos que as pessoas continuem doando e nos ajudando a salvar vidas”, salientou a subgerente.
Quem não pode doar

Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 11 anos de idade; usuários de drogas; quem tem comportamento sexual de risco (sexo sem preservativo); quem tem doenças como: HIV, Hepatite B e C; quem teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis (DST) nos últimos 12 meses; quem teve febre nos últimos 30 dias; mulheres grávidas ou amamentado e quem esteve no interior do Estado nos últimos 30 dias.

O Hemoam ressalta que o doador deve responder com sinceridade às perguntas da triagem clínica, a entrevista antes da coleta, para que a pessoa que receberá o sangue não tenha problemas.

Mais informações com a Gerência de Desenvolvimento do Servidor, da Semed, por meio do telefone 3632- 2258.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054