27/09/18 | 11:08
Semed comemora o dia Nacional da Pessoa Surda com programação para alunos e familiares

Em comemoração ao Dia Nacional do surdo, comemorado na quarta-feira, 26/9, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou uma programação especial, voltada a pessoas surdas e seus familiares, além dos professores e convidados de instituições privadas. A ação, que teve como objetivo celebrar as lutas e conquistas das pessoas surdas no país aconteceu na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, no Bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.

As atividades alusivas à data se estendem até sexta feira, 28/9, nas unidades de ensino da rede que trabalham com alunos inclusos. Segundo a gerente de educação especial da Semed, Dailla Menezes, a programação faz parte das estratégias que a secretaria adotou para promover a inclusão das pessoas com deficiência.

“A Semed tem um  trabalho árduo e diário para promover a inclusão das pessoas surdas do município de Manaus de forma qualitativa, ou seja, oferecendo meios para que elas se qualifiquem para o mercado trabalho, desenvolvendo sua autonomia e buscando sua civilidade”.

O município trabalha a inclusão por meio do Complexo municipal de Educação Especial, da Gerência de Educação Especial, além de ações realizadas na Escola André Vidal de Araújo,  nas creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Escolas de Ensino Fundamental.

Entre as ações estão formação específica em Educação Especial; acompanhamento pedagógico para Salas de Recursos; avaliação diagnóstica e orientação à gestores, pedagogos, professores e pais de alunos; intervenção com equipe de multiprofissionais, por meio de programas de Atividades Adaptadas à Reeducação Comportamental (Paarc);  de Alfabetização, Leitura e Escrita  (Proale),  de Atividades Motoras Adaptadas (Pama); Implante Coclear (PIC) e Classe Hospitalar/Atendimento domiciliar.

Programação

Foi realizada uma palestra sobre a cultura surda, ministrada pelo professor surdo Thiago Oliveira. Também foram apresentadas mensagem motivacionais pelos alunos do Curso de Libras noturno, além de oficinas de maquiagem e corte de cabelo, circuito de atividades físicas, desenvolvidas pelo  professor  Galileu Jezine, sorteios e entrega de medalhas.

A diretora do Complexo André Vidal de Araújo, Reni Formiga, ressaltou que a Semed não poderia ficar de fora das comemorações do dia Nacional da Pessoa Surda em virtude da importância da data e pelo número de alunos atendidos pela rede municipal de ensino com surdez.

“Não poderíamos ficar de fora desta comemoração uma vez que atendemos cerca de 280 alunos com deficiência auditiva e surdez, atendidos em cerca de 50 unidades de ensino”.

Para Patrícia Flores Oliveira, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  da Escola Municipal André Vidal, a atividade significa que a Semed está sempre preocupada e interessada em promover a inclusão de pessoas surdas. “Estou me sentindo muito honrada com a homenagem, com esse olhar de carinho, atenção e respeito às pessoas surdas da cidade”, falou.

Para aposentada Rosimaire Rocha dos Santos, o momento foi importante, tendo em vista o preconceito e o olhar muitas vezes cruel da sociedade para essas pessoas. “Esse evento é muito significativo, porque sem sombra de dúvida sensibiliza a sociedade sobre a falta de respeito a essas pessoas e, ao mesmo tempo, mostra que o surdo é uma pessoa comum”.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Divulgação/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054