13/04/11 | 15:31
Semed começa as inscrições para a XIV Municipíadas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia no próximo dia 25 de abril as inscrições para as  Municipíadas 2011, com o tema “A Escola na Construção da Cultura da Paz”. As inscrições, nas modalidades individuais, vão de 23 a 27 de maio. Já as inscrições para competições coletivas ocorrem de 25 a 29 de abril, pelo site http://municipiadas.manaus.am.gov.br

A grande novidade da competição é a inclusão de pessoas com deficiência da rede municipal de ensino.  Este ano, a Semed oportunizará aos alunos com deficiência a participação nas modalidades de Atletismo e Natação. A expectativa é que no futuro a inclusão destes alunos seja, também, em outras modalidades.

A previsão é a participação de 200 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, com cerca de 7 mil alunos do 4º ao 9º ano, na faixa etária de 9 a 17 anos. Os jogos serão disputados em 12 modalidades: Basquetebol, Futsal, Futebol, Handebol, Queimada e Voleibol, Atletismo, Jogos Eletrônicos, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez.

O objetivo do evento é promover o desporto educacional, apoiando as práticas esportivas como instrumento pedagógico, bem como contribuir para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável.

O Coordenador Administrativo da Municipíadas na Semed, Ronaldo Antony, alerta aos educadores responsáveis pelas equipes nas escolas que fiquem atentos para o período de inscrição de sua unidade educacional no evento.

“Estaremos realizando todo o processo online. Nós esperamos uma participação muita efetiva das escolas, pois é a festa do esporte no município, sendo o maior evento que a Semed realiza. É extremamente importante que o aluno participe das atividades esportivas, não só de forma conclusiva nos jogos, mas dentro da própria escola”, comentou.

A primeira edição dos jogos foi realizada em 1995 com o tema “Cultivando o Esporte”. Este ano será realizada a 14ª edição.