03/03/16 | 14:43
Semed celebra o Dia do Abraço promovendo um momento de integração entre escolas e sede

???????????????????????????????Para celebrar o Dia do Abraço, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma série de atividades alusivas ao tema com momentos de socialização, integração e abraços coletivos na sede, antes do início do expediente, e em escolas da rede municipal de ensino.

Umas das unidades que aderiu a ação foi a Escola Municipal Sônia Maria Barbosa, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que realizou nesta quinta-feira, 3, uma atividade atípica, com um momento de abraço coletivo entre os alunos da unidade. Durante a ação extracurricular, os estudantes foram convidados a saírem de suas salas para se abraçarem e se confraternizarem com seus colegas, professores e os demais funcionários da escola.

Homenagem ao dia do abraço - Fotos Rodemarques Abreu (8)A ação contou com a participação de mais de 1.500 alunos do 6º e 9ª do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino. O gestor da unidade, Jonssen Freitas, acompanhou toda a atividade e relatou o que a ação propiciou aos alunos.

“Conseguimos estimular o laço de convivência, de afeto, respeito e  também tentar a amenizar a falta de carinho que alguns dos alunos têm por parte de seus familiares. E a ideia é expandir a ação de hoje ainda mais, promovendo momentos de integração e sociabilização com o nosso corpo de discente”, enfatizou.

Um dos alunos que participou do abraço coletivo foi o estudante do 8º ano, do período da manhã, Lucas Emanoel. Para ele, o momento foi inovador e deve acontecer mais vezes. “É a primeira vez que vejo algo deste tipo na escola e adorei, pois tive a oportunidade de abraçar muito, além de dá e receber carinho de pessoas que nem sabia que estudavam aqui”, declarou.

Abraço coletivo na Semed

Homenagem ao dia do abraço - Fotos Rodemarques Abreu (4)Na sede da Semed, os servidores foram recebidos com placas do tipo, “Me dá um abraço” e “Free Hugs”, que em inglês significa um “livre abraço” ou um abraço gratuito, além de felicitações e música ambiente.

Uma das pessoas contempladas com o abraço e uma recepção calorosa de “bom dia” foi a secretária da Semed, Kátia Shcweickardt.  Segundo a secretária, o momento foi oportuno e contribuiu para um melhor rendimento produtivo dos servidores.

“Adorei este bom dia. Foi uma surpresa muito boa, pois havia muito sentimento nos abraços que me deram. Me senti realmente acolhida e  bem-vinda na secretaria. Sobre a iniciativa  apoio, porque além  de ser relevante para o ambiente de trabalho, acredito que mantém o bom relacionamento e um o clima harmonioso entre os servidores ”, avaliou.
???????????????????????????????A ação foi coordenada por uma equipe da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (DAGE). Uma das pessoas que estava à frente da iniciativa na escola foi a Coach Integral Sistêmico e pedagoga Cybele Monteiro, especialista em Inteligência Emocional e membro da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis). Ela descreveu de forma técnica e científica de que forma um simples abraço pode influenciar na vida das pessoas.

“Pesquisas americanas e em vários países comprovaram que o ato de abraçar libera o neurotransmissor ou hormônio do amor e afeto (ocitocina ou oxitocina), como também o neurotransmissor ou hormônio da felicidade e alegria (serotonina) e o hormônio do relaxamento físico, mental e bem-estar (endorfina)”, explicou.

Cybele ainda descreveu o objetivo da ação. “A intenção foi a partir de um gesto de carinho melhorar o lado  emocional, tornar o servidor mais positivo, alegre e disposto em seu ambiente de trabalho”, destacou.

Origem do Dia do Abraço

O Dia do Abraço surgiu graças a um australiano, de pseudônimo Juan Mann, que, em 2004, tomou a iniciativa de oferecer abraços grátis para as pessoas que passavam na rua Pitt Street Mall, em Sydney.

A campanha, de nome Free Hugs Campaign (Campanha de Abraços Grátis), procurou estimular a felicidade através de um abraço.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos e Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054