12/05/17 | 12:02
Semed atinge metas previstas na Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef

PCU UnicefA subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, acompanhou a reunião de celebração do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Manaus e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para o enfrentamento das desigualdades com crianças e adolescentes que vivem em grandes centros urbanos em situação de vulnerabilidade. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição da Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

No período de 2013 a 2016, a gestão municipal se comprometeu a reduzir as desigualdades relacionadas a um conjunto de 10 indicadores sociais, ligados aos direitos de sobreviver e se desenvolver, aprender, crescer sem violência, ser adolescente, além do direito ao esporte seguro inclusivo. Para alcançar o objetivo, foram traçadas três estratégias pela Plataforma dos Centros Urbanos (PCU): monitoramento da redução das desigualdades na infância e na adolescência, participação social nas políticas públicas nos territórios intramunicipais e participação cidadã do adolescente.

Dos 10 indicadores, quatro eram da área de educação e três metas foram atingidas: redução da taxa de distorção idade-ano no Ensino Fundamental, aumento do percentual de crianças de 4 a 5 anos de idade matriculadas na Educação Infantil e o aumento do percentual de escolas da rede pública que atingiram ou ultrapassaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este último fez de Manaus a capital brasileira que apresentou maior crescimento no Ideb.

Participaram da reunião, o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, a representante do Unicef na Amazônia, Eliana Almeida, a subsecretária de Gestão Educacional da secretaria municipal de Educação(Semed) Euzeni Trajano, a subsecretária de Gestão da Saúde (Semsa), Lubélia Sá, a subsecretária operacional da secretaria municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Mônica Santaella, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer (Semjel), Mário Barros, além de assessores e coordenadores.

 

Texto e foto: Taianna Castro

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054