11/12/14 | 16:38
Semed assina acordo de cooperação técnica com Oca de Conhecimento Ambiental do Cigs

O Secretário Municipal de Educação (Semed), Humberto Michiles, participou da solenidade de inauguração e assinatura do termo de cooperação técnica de forma compartilhada da Oca de Conhecimento Ambiental do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), na manhã desta quinta-feira, 11. Na oportunidade, o termo será executado pela Semed, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e militares do exército brasileiro.

O objetivo da Oca é promover educação socioambiental para a comunidade de Manaus, escolas, instituições, associações, Ongs, empresas, turistas, entre outros visitantes do zoológico do CIGS. Os visitantes poderão participar de palestras, assistir vídeos, exposições ambientais e culturais, sensibilização por meio dos sentidos, jogos, oficinas, cursos dedicados a promoção da educação socioambiental.

O secretário da Semed, Humberto Michiles, disse que a secretaria já realiza vários programas na rede municipal na área de meio ambiente. Para ele, a pasta vai contribuir de forma pedagógica para que a Oca tenha um suporte de conhecimento na questão ambiental.

“Nós da Prefeitura de Manaus, Semed, temos que investir na educação e conscientazação ambiental. O projeto da Oca é de grande relevância, especialmente no CIGS com sua área verde preservada, onde temos o zoológico cuidado pelo exército. É um espaço de apelo ambiental e será aberto às escolas, para nossas crianças, aos jovens e é um local para se discutir e debater sobre a educação ambiental de nossa cidade.”, disse.

Segundo o comandante do CIGS, coronel Alfredo Dias, a solenidade contou ainda com a inauguração do Memorial Jorge Teixeira e Aquário Amazônico, em comemoração aos 50 anos de criação do CIGS. Para o militar do exército, a Oca é um marco importante para a questão ambiental e contará com apoio fundamental dos profissionais da Semed.

“O CIGS é o segundo ponto turístico mais visitado de Manaus e estamos fazendo um grande projeto socioambiental e cultural em parceria com a Semed. O grande objetivo da Oca é dar oportunidade aos alunos da rede de ensino, antes de conhecer os animais do zoológico, passarem pela Oca. Teremos profissionais na área de educação na orientação e cuidado com meio ambiente, além de noções de sustentabilidade, cuidados com os rios, igarapés, para que a gente possa colocar uma ‘semente’ na cabeça dos alunos de conscientização e preservação ao meio ambiente”, disse.

Na primeira quinzena de fevereiro, representantes da Semed, Semmas e do CIGS se reunirão para elaborar o planejamento de funcionamento da Oca do Conhecimento Ambiental. A Semed será responsável pelo apoio pedagógico da Oca.

 

TEXTO: PAULO ROGÉRIO VEIGA

FOTOS: LTON SANTOS