01/10/18 | 17:52
Semed apresenta resultados da segunda Avaliação de Desempenho do Estudante

Assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram reunidos, no auditório da secretaria, nesta segunda-feira, 1º/10, para a socialização dos resultados da 2º Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). O objetivo da apresentação foi fazer uma análise pedagógica desses dados e dar suporte para que as Divisões Distritais Zonais (DDZ) possam realizar intervenções que melhorem o desempenho para 3º avaliação do ano, que ocorre no próximo dia 10.

Foi possível notar um aumento na média de acertos em todas as etapas, em comparação aos resultados da 1ª ADE, realizado no primeiro semestre desse ano. Outro dado importante apresentado foi a maior participação dos estudantes. Enquanto a primeira avaliação contou com a presença de aproximadamente 68 mil estudantes, a segunda edição contou com mais de 82 mil alunos, do 3º, 4º, 6º e 8º anos, além do Projeto Itinerante e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de educação, Kátia Schweickardt, lembrou que a Semed se tornou uma referência por conta do trabalho realizado e que, ações como a ADE são responsáveis por esse sucesso.

“Tem uma questão subjetiva em relação a avaliação de larga escala, o potencial dessas avaliações para nossa prática. As pessoas se sentiam no início muito desafiadas, como se a avaliação fosse apenas para confrontar com uma realidade negativa, mas estamos sentindo cada vez mais a positividade desse trabalho, na melhoria da nossa prática”.

Ângelo Esperança, assessor da DDZ Rural, falou sobre o trabalho realizado por eles e que apresentou resultados nas últimas duas ADEs.

“A gente trabalha junto com os professores e toda ADE fazemos uma reflexão e, a partir disso, nos reunimos com os professores para sanar, de sala em sala, os pontos que precisam ser melhorados. Estamos fazendo isso há duas avaliações e notamos a melhora. Os professores são maravilhosos e participam muito”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Luiz Eduardo Cruz

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054