27/09/18 | 15:38
Semed apresenta resultado de Pesquisa de Clima Organizacional para DDZs

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou a apresentação dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, realizada pela secretaria em abril deste ano, para os servidores das Divisões Distritais Zonais. Nesta quinta-feira, os dados foram apresentados para 73 gestores de unidades de ensino da Divisão Distrital (DDZ) Leste I, no Colégio Dom Bosco, na zona Leste.

A divulgação dos resultados foi feita pelo subsecretário de Administração e Finanças, Bruno Guimarães, que já apresentou as informações nas DDZs Leste II, Rural e Norte. Também receberão a visita das DDZs Sul, Centro-Sul e Oeste.

Participaram da pesquisa quase 70% dos servidores da rede municipal de educação, que responderam um questionário online com 32 perguntas, identificando fatores que influenciam positivamente no ambiente de trabalho, tornando a rotina diária mais produtiva e satisfatória para o servidor.

As perguntas foram divididas em cinco assuntos prioritários e em 14 fatores, baseados na Pirâmide de Maslow, método de análise que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional.

Para o subsecretário Bruno Guimarães, os resultados refletem o anseio de todos para melhoria do trabalho na rede, seja na sede, divisões ou escolas. “Nosso maior objetivo é entender como trabalhar para que nosso servidor se sinta cada vez mais motivado no ambiente de trabalho. Uma instituição forte é formada e composta por servidores que tem orgulho de trabalhar nela. Estamos apresentando resultados nas áreas de segurança, saúde, entretenimento, formação, liderança, entre outros aspectos”.

O chefe da DDZ Leste I, Francisco Sérgio, se mostrou satisfeito com os resultados e afirmou que promoveu a certificação de honra ao mérito às escolas que apresentaram pontos positivos no consumo de água e energia elétrica, por exemplo.

 “A divisão foi muito bem, mas vamos melhorar ainda mais. Entre os fatores positivos está a redução no custo de água e energia. Tivemos um avanço muito grande também no Ideb, onde a divisão foi uma dos destaques”, comemorou.

Destaque

Uma das unidades homenageadas com certificado de honra ao mérito pela redução no consumo de energia elétrica foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) São Francisco, no bairro São José II. Para diretora Ariene Bezerra de Souza, isso mostra o tralho que é realizado na escola.

“Fiquei muito feliz pelo resultado e, ao mesmo tempo, surpresa. Todos os dias na hora da limpeza se desliga tudo, temos todo cuidado, qualquer luz acesa apagamos. Vou sentar com a equipe na escola para ver outra maneira de trabalhar para melhorar ainda mais esses resultados”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054