23/07/15 | 15:53
Semed apresenta resultado de Avaliação de Desempenho dos Estudantes no 2° bimestre

IMG_0001O desempenho geral dos alunos da rede municipal de educação na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) do 2° bimestre foi apresentado nesta quinta-feira, 23. Os dados foram expostos pela equipe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante a apresentação foram feitas comparações com os resultados dos desempenhos dos alunos no 1° bimestre. Foi possível estabelecer o número de alunos que participaram, os que deixaram de participar e em que disciplina houve maior acerto, além de que pontos precisam de uma atenção maior para a busca de melhorias.

LS - 23-07-15 - DAM apresenta desempenho do estudante (3)De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, que acompanhou a divulgação dos dados, a secretaria já está trabalhando um plano de ações e a partir dos resultados vai reunir os setores responsáveis para melhorar o desempenho nas próximas avaliações.

“Para isso, lançamos o ‘Semed em Movimento’, com foco nos resultados do 1º bimestre e já estamos desenvolvendo um plano de ação para melhorar nossos resultados, tendo em vista a Prova Brasil. Vamos pensar nessas ações e canalizá-las para termos o resultado esperado que é estar entre as dez melhores redes de ensino do país, garantindo o direito de aprendizagem das nossas crianças”, garantiu.

Segundo a professora Nataliana Paiva, que faz parte da equipe da DAM, a Semed está caminhando de maneira positiva com relação aos índices de participação e desempenho dos alunos comparados ao ano de 2014, mas ainda precisa trabalhar em pontos específicos para obter um resultado mais satisfatório.

LS - 23-07-15 - DAM apresenta desempenho do estudante (4)“Pensando nos anos separadamente, o 1º ano e o 3º ano foram bem. Este último continua estável, o 5º ano está bem e o 7º ano na média, já o 9º ano declinou em língua portuguesa. O resultado geral da avaliação nos mostrou que a Semed tem caminhado de maneira positiva, temos melhorado os índices e, se for comparado com o mesmo período do ano passado, nós melhoramos muito em participação e no desempenho das crianças na ADE. A Semed tem trabalhado com cada setor, por meio do ‘Semed em Movimento’ para esclarecer as dúvidas sobre a ADE e assim poder melhorar os índices”, explicou.

A ADE

A Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que começou a ser implantada na rede em 2014, é feita nos moldes da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e além de mostrar os conteúdos que precisam de uma intervenção maior em sala de aula, prepara os alunos da rede para avaliações externas.

As questões que compõem a ADE são elaboradas por uma equipe de oito profissionais da DAM. Nas provas de 7º e 9º ano, há auxílio do Sistema Positivo. As provas são compostas com questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de Ciências para os estudantes do 9º ano.

O Objetivo da ADE é aprofundar o conhecimento sobre o cenário da educação no município de Manaus e, a partir das informações, traçar um plano de intervenção para melhoria do aprendizado.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054