25/06/18 | 15:06
Semed apresenta resultado da primeira Avaliação de Desempenho do Estudante de 2018

Na manhã desta segunda-feira, 25/6 a Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou os resultados da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), referente ao 1ª bimestre. Anualmente, a Semed realiza três avaliações, que medem a proficiência dos alunos da rede municipal nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Essa foi a primeira avaliação do ano, realizada em abril e que contou com a participação de aproximadamente 68 mil alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, 342 escolas.

Participaram da apresentação dos dados a secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Dege), Marcionilia Bessa e chefes, gerentes e assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs).

Nesta primeira avaliação foi observado um crescimento no nível de acertos nas questões de Matemática, com mais de 50% de aproveitamento. Já em Língua Portuguesa, as turmas do 3ª ano tiveram acertos de cerca de 65% das questões e, do 4º ano 50%.

A secretária  Kátia Schweickardt reforçou a forma de como estão sendo trabalhados os conteúdos em sala de aula, a necessidade de motivar os professores na utilização dos materiais pedagógicos disponíveis, identificar as dificuldades dos estudantes e encontrar soluções para que no próximo bimestre os resultados continuem melhorando.

“Nós precisamos entender onde estão as nossas fragilidades de conteúdos, trabalhar as metodologias a fundo, por alunos e por escolas e, assim, superar as nossas dificuldades. Não estou falando de cobrança, mas sim de ajuda, esse é o nosso papel na educação”.

De acordo com a chefe da DAM, Núbia Breves, a evolução percebida em Matemática foi uma grande conquista e mostra o desempenho dos professores na disciplina. “Nós estamos muito felizes com o aproveitamento em Matemática e isso se deve ao esforço e o comprometimento dos professores, que estão cada dia mais atentos aos conteúdos trabalhados em sala e verificando o que pode ser feito para tirar o medo que os alunos têm da disciplina”, afirmou ela.

Foi apresentando também aos participantes do encontro o caderno criado pela equipe da DAM, “Habilidades e Competências em Leitura e Resolução de Problemas”, voltado para as turmas do 3ª ano. O instrumento ajudará no desenvolvimento dos profissionais de educação que atuam na Semed, com conteúdos de leitura e resolução de problemas.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

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