Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 20 de outubro de 2020
-->
21/02/18 | 13:56
Semed apresenta o calendário de formação continuada para 2018

Foi apresentado para os gestores das 499 escolas da rede municipal de Educação, na manhã desta quarta-feira, 21/2, o calendário oficial de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para 2018. O evento aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria e contou, ainda, com a presença de chefes e gerentes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e assessores pedagógicos da Semed.

As formações fazem parte do Programa de Formação Permanente dos Profissionais da Educação, política de formação continuada, conforme prevê Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação.

Para desenvolver esse trabalho, o DDPM conta com as Gerencias de Formação Continuada (GFC) e de Tecnologia Educacional (GTE) e juntos vão atender, aproximadamente 12 mil educadores, entre diretores, pedagogos e professores, além de estagiários e coordenadores dos Telecentros em formações presenciais, semipresenciais e a distancia, durante o ano.

A subsecretária de gestão escolar, Euzeni Trajano, considera fundamental o trabalho de formação do DDPM, aliado as divisões distritais e as escolas municipais, com base nas necessidades especificas dos educadores.

“As formações são importantes para que a secretaria possa alcançar suas metas e melhorar o desempenho dos alunos. À medida que desenvolvemos essas formações, nós melhoramos sensivelmente o conhecimento dos alunos”, explicou.

De acordo com a chefe da DDPM, Rita Luna, os formadores são divididos em grupos, de acordo com modalidade de ensino. Ela falou sobre como funciona o trabalho. “Cabe a nós, juntos aos diretores, professores e pedagogos da rede, pensarmos em processo de formação continuada para melhorar a qualidade de ensino dos alunos”, finalizou.

A formadora do programa de Tutoria Educacional do DDPM, Adriana Guimas, disse que ao longo do ano vai trabalhar com cerca de 120 professores em estágio probatório e na formação da equipe gestora das escolas.

“A formação da equipe gestora é uma inovação, um novo momento do programa de Tutoria. Estamos muito confiantes que esse trabalho vai gerar muitos resultados para aprendizagem dos alunos”, explicou.

A diretora Gessy Ditzel, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maestro Dirson Costa, bairro Petrópolis, Zona Sul foi uma das participantes do encontro. Para ela, é fundamental adquirir novos conhecimentos para melhoria do trabalho pedagógico. “Já fui formadora, acho importante, porque sempre tem alguma novidade e algo diferente no trabalho das professoras”.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054