07/10/15 | 14:53
Semed apresenta livro produzido por crianças e professores da Educação Infantil

RA - 07-10-15 - Entrega do Livro Historias dos Manauaras - Fotos Rodemarques Abreu (6)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quarta-feira, 7, a entrega oficial do livro ‘História Manauara: conto, mitos, lendas e fábulas’. O livro foi produzido por crianças e professores dos 254 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) durante o ano letivo de 2014.

A produção do livro faz parte das atividades do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) e utiliza ilustrações e designer personalizados, tendo os alunos da educação infantil como público-alvo.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, ressaltou a parceria com PESC e destacou o empenho dos professores em incentivar os alunos para a produção da obra.

Entrega do Livro Historias dos Manauaras - Fotos Rodemarques Abreu (159)“O livro mostra a vitalidade e comprometimento dos professores da educação infantil nessa parceria tão valiosa com o PESC, que a rede se beneficia tanto. Com essa produção, a gente mostra a capacidade das nossas crianças de produzir conhecimentos a partir de suas próprias tradições, de suas experiências de vida. O livro é a demonstração de um grande encontro de saberes e nos deixa sempre muito motivados para o trabalho desafiador que é transformar a educação de Manaus”, informou.

A obra literária foi resultado dos trabalhados desenvolvido em sala de aula com os alunos por meio de atividades lúdicas, orientadas pelos professores para a melhor absorção de conhecimento das crianças, como destacou a chefe da Divisão de Educação Infantil da Semed, Izania Souza. Ela contou, ainda, que o mesmo processo está sendo feito para a terceira edição do livro que está sendo produzido em 2015, como o título ‘Bichos do Amazonas’.

RA - 07-10-15 - Entrega do Livro Historias dos Manauaras - Fotos Rodemarques Abreu (10)“Os trabalhos são desenvolvidos em sala de aula. As professoras trabalham com atividades voltadas para o tema de cada livro. Para esse ano, foram sorteados três bichos e os alunos com professores fizeram trabalhos referentes a eles. São trabalhos de desenhos, pinturas, colagens, todo um processo de confecção”, contou.

Sobre o livro entregue nesta quarta, o gerente pedagógico do PESC, Sérgio Cunha, informou que é um resgate das histórias da Amazônia e que incentiva a leitura e escrita dos alunos.

“É um resgate das histórias que as crianças ouvem dos pais e dos avós. Pensamos sempre na importância da leitura na escola e da contribuição que o PESC pode dar às escolas na questão da leitura e da escrita. Fizemos todo um projeto de trabalho, consequências didáticas, todos com atividade que traziam esse trabalho de leitura e escrita para sala de aula”, ressaltou.

A professora Maria Luiza Alves Barbosa, do Centro de Educação Infantil (Cmei) Padre Luís Ruas, contou que os alunos se mostraram bastante interessados para a produção do livro.

“Mostramos como eram as lendas e as crianças faziam um reconto, faziam as dramatizações e o que eles iam nos narrando, nós íamos escrevendo e assim foi construído o livro. Foi maravilhoso e os alunos sempre pedem para fazer de novo”, relatou a professora.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054