16/09/15 | 16:38
Semed aplica prova para medir desempenho dos estudantes do ensino fundamental

Prova do ADE. EM. Mario Quintana. Fotos Cleomir (5)A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), aplicou, nesta quarta-feira, 16, a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) para aproximadamente 50 mil alunos de 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental de 300 escolas municipais para medir a eficácia do processo de ensino e aprendizagem nas unidades de ensino e, a partir das informações, criar planos de ações para melhorar a qualidade do ensino na rede municipal.

Na Escola Municipal Mário Quintana, localizada no bairro Cidade de Deus, zona Leste, 120 estudantes do 5º ano responderam as questões da ADE. Foram 40 perguntas, 20 de língua portuguesa e 20 de matemática. A aplicação da prova durou pouco mais de duas horas e a expectativa da diretora da unidade de ensino, Maglice Bittencourt, é verificar se as intervenções feitas no segundo bimestre surtiram efeito.

Prova do ADE. EM. Mario Quintana. Fotos Cleomir (8)“Por meio dessa avaliação podemos detectar como está o rendimento dos nossos alunos. Após a prova, vamos fazer a correção dos cadernos de resposta e ver como foi o desempenho deles”, explicou. A aluna Sthepany da Conceição, 11, foi a com a maior nota da ADE no segundo bimestre. Após mais uma avaliação, ela acredita que possa repetir o feito. “A prova não estava difícil e acho que todos da sala vão ter nota boa. Confesso que nem todo mundo gosta de fazer prova, mas é bom sim”, disse.

ADE
A Avaliação do Desempenho do Estudante teve sua primeira edição no ano passado. As informações contidas nos relatórios pós-prova serviram para subsidiar ações de melhoria no ensino em sala de aula, teve continuidade este ano.

Prova do ADE. EM. Mario Quintana. Fotos Cleomir (13)A avaliação é realizada em todas as unidades da rede que atendem o Ensino Fundamental, aplicada especificamente aos estudantes de 5º, 7º e 9º ano na zona urbana e rodoviária. Nas escolas da zona ribeirinha e do Baixo Amazonas, alunos do 1º e do 3º ano também participam. A avaliação contém questões de língua portuguesa e matemática, e para o 9º ano é adicionada a disciplina de ciências.

A chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento, Núbia Breves, explicou que as questões são elaboradas por técnicos da Semed e fazem parte de um banco de dados que está sendo abastecido desde o início do ano. “Nosso objetivo é rever e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. As avaliações vêm para que façamos as intervenções necessárias a partir das fragilidades apontadas nos resultados. A avaliação é construída por elaboradores que estão na DAM, por áreas de conhecimento”, salientou.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054