02/10/13 | 12:43
Semed abre programação para o Idoso

Em comemoração ao dia Nacional do Idoso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos – GEJA está promovendo até quinta-feira, 03,  atividades voltadas à pessoa idosa. Os eventos fazem parte do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa – Promeapi e tem como tema o Envelhecimento e Aprendizagem ao longo da vida. Objetivo da ação é contribuir para inclusão, valorização e socialização dos das pessoas idosas de Manaus, tendo em vista a necessidade de fortalecer as politicas públicas voltadas à educação para este público. No decorrer da semana, os alunos do PROMEPI visitaram centros de convivência, teatros, praças, além de participaram de práticas esportivas e palestras.

A solenidade de abertura da ação aconteceu na noite de terça-feira, 01, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, localizada na Avenida Maceió, próximo da Semed.

A cerimonia contou com a participação da psicóloga e especialista em geriatria que realizou a palestra voltada a temática da ação em questão. Além disso, houve apresentações culturais, de vídeos e leitura de poemas realizada pelos alunos das turmas da Associação do Bairro do Coroado e do Centro de Convivência do Idoso de Aparecida.

Mauro Brito, chefe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos – GEJA, e responsável pela atividade que será realizada no decorrer desta semana, fala sobre a importância da ação aos envolvidos. “Atividades como esta estimulam a interação, a sociabilidade e também oportuniza um momento de entretimento e lazer. Além disso, contribui na autoestima e reflete de forma positiva no trabalho realizado pelos professores em sala de aula. É um meio de repassarmos informações acerca dos seus direitos em quanto cidadão e, sobretudo, como idoso”, comentou Mauro.

O aluno finalista do Promeapi, Edson Rebouças, ressalta sua expectativa quanto ao evento. “Acredito que nesta semana vou me divertir bastante e o que vou viver momentos únicos na minha vida. Estou ansioso e muito feliz por esta ação da Semed, pois com ela vou ter a oportunidade de conhecer lugares jamais conhecidos antes como Teatro Amazonas”.

“A prefeitura de Manaus preocupa-se desde as crianças de 1 ano de idade até as pessoas idosas. E vendo este evento fico feliz e com sentimento de dever cumprindo, porque percebo que estamos desenvolvendo nosso trabalho com seriedade, compromisso, e acima de tudo, respeito a todas as pessoas desta cidade”, disse o secretario Pauderney Avelino, na abertura do evento.

O secretário ainda enfatizou que a Semed pretende estender o Programa Alimentar que existe desde março deste ano, também, aos alunos que fazem parte do PROMEAPI. “Se temos o Programa nas creches, nos Cmei’s e nas escolas que oferecem o ensino fundamental do 1° ao 5° ano, do 6° ao 9° e Ensino de Jovens e Adultos – EJA , por que não oferecer aos alunos do PROMEAPI? Nos vamos trabalhar no sentido criar condições para oferecer, também, este público. Uma das estratégias para este feito, é usar os espaços de escolas que não tenham aula pela parte da noite”, afirmou o secretário.

PROMEAPI

É um Programa da Semed e gerenciado pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos– GEJA, com o objetivo de introduzir adultos e idosos do município de Manaus que não concluíram o Ensino Fundamental do 1º segmento em sala de aula (1° ao 5° ano do ensino fundamental) dando-lhes a oportunidade a alfabetização, continuidade da escolarização e a formação de adultos e idosos.

O programa já existe há 14 anos, já alfabetizou mais 5.700 pessoas e atendeu mais 6.500 alunos no nível de 2ª e 3. Atualmente, atende mais 600 pessoas idosas em vários pontos da cidade.