28/01/16 | 11:44
Semed abre inscrições para o Promeapi

LS - 28-01-16 - SEMED - PROMEAPI (1)O Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi) está com matrículas abertas para o ano letivo de 2016. Neste ano, serão ofertadas mais de 750 vagas para pessoas a partir de 30 anos que pretendem cursar o Ensino Fundamental 1 (da alfabetização ao 5º ano).

Os interessados deverão comparecer em uma das 24 instituições parceiras (lista abaixo) ou à sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, munidos de cópia de RG e CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4, até o final do mês de fevereiro para garantir a vaga. As aulas terão início no dia 11 de fevereiro e obedecem ao calendário da Semed, com 200 dias letivos e quatro horas diárias de aula. Há vagas para os três turnos.

“O Promeapi funciona em instituições parceiras e nosso objetivo é escolarizar pessoas que não tiveram oportunidade de estudar dentro de sua faixa etária. O aluno concluí dentro de três anos o Ensino Fundamental 1. A partir daí, ele pode ingressar no 6º ano do ensino fundamental ou no segundo segmento da EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, explicou a coordenadora do Promeapi, Clélia Maia.

LS - 28-01-16 - SEMED - PROMEAPI (2)“Peço às pessoas que procurem o programa porque é muito bom para quem não teve oportunidade de estudar na sua faixa etária. Essa é uma grande oportunidade”, destacou.

Novidade

Pela primeira vez desde a criação do Promeapi, em 1999, o programa firmou parceria com uma escola municipal para oportunizar que os pais dos alunos também possam estudar. Serão duas turmas na Escola Municipal Francisco Maia de Amorim, no bairro do João Paulo, na Zona Leste de Manaus.

“A comunidade nos procurou, dizendo que necessitava e nós estamos atendendo. Já estamos firmando convênio e já temos quase duas turmas formadas lá”, contou a coordenadora do Promeapi, Clélia Maia, lembrando que as instituições interessadas em firmar convênio, devem solicitar a parceria via ofício encaminhado para a secretária da Semed.

“A instituição deve encaminhar um ofício à Semed solicitando a parceria. Aqui nós fazemos uma avaliação, visitamos o local para saber se tem espaço físico adequado e aí então implantamos o Promeapi. É importante lembrar que a Semed entra com a infraestrutura: professor, lousa, carteira, material didático e merenda, sendo a contrapartida da instituição somente a cessão do espaço e o pagamento de água e energia elétrica”, explicou.

O Promeapi

O Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi) nasceu há 17 anos e já atendeu 9.358 alunos. Por sua contribuição social, o Promeapi recebeu, em 2010, a medalha Paulo Freire concedida anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos, cujas ações sejam relevantes para educação de jovens e adultos no Brasil.

 

Lista de instituições parceiras e que estão recebendo inscrições:

Creci de Aparecida (Rua Wilkens de Matos equina com Alexandre Amorim)

CCI Armando Mendes (Rua 5, s/n – Conjunto Manôa)

Fundação Dr. Thomas

Legião da Boa Vontade (Rua Manicoré, nº 100 – Cachoeirinha)

Parque do Idoso (Rua Rio Mar – Vieiralves)

CRAS Compensa II (Rua das Prosperidade – Compensa II)

CRAS Redenção (Rua Olinda com Rua Bagé – Redenção)

Clube de Mãe Nossa Senhora da Nazaré (Rua Jonatas da Silva, nº 50 – Bairro São Francisco)

Igreja São Francisco de Assis (Rua 81 – Bairro Amazonino Mendes)

Clube das Mães Guerreiras Japiim (Rua Nova Olinda, nº 65 – Japiim)

Associação da Idosos Unidos do Lírio (Rua 15, nº 25 – Lírio do Vale)

Associação dos Idosos Paz e Bem (Rua Walter Pinto, nº 294 – Tarumã)

Associação do Idoso do Coroado (Rua Recife, s/n – Adrianópolis)

SEMULSP (Avenida Brasil, nº 1335 – Compensa I)

Igreja Universal (Avenida Constantino Nery, s/n)

Associação Compensa II (Rua dos Escoteiros, nº 2 – Compensa II)

Associação de Moradores Com. S. Sebastião (Rua Rio Madeira, nº 25 – Petrópolis)

Com. Santa Maria Goreti (Rua das Orquídeas, nº 35 – Jorge Teixeira 1º etapa)

CRAS Cachoeirinha (Avenida Carvalho Leal, s/n – Cachoeirinha)

Escola Francisco Maia Amorim (Avenida Mirra, nº 964 – João Paulo II)

Paróquia Santo Antônio (Rua Pe. Francisco, nº 350 – Santo Antônio)
Texto: Thiago Botelho

Foto: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054