12/02/19 | 10:50
Semed abre inscrições para curso de Libras na próxima quinta-feira

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abrirá inscrições para o curso de  Língua  Brasileira de  Sinais (Libras) na próxima quinta-feira, 14/02. Os interessados deverão se inscrever pelo link https://goo.gl/forms/vpW8vbW7m54tLJQI2 até o dia 22 de fevereiro. A formação é voltada para  servidores, pais ou responsáveis por estudantes surdos regularmente matriculados na da rede municipal, além de acadêmicos de pedagogia.

O curso tem o objetivo divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de favorecer melhoria na comunicação, bem como oferecer gradativamente educação bilíngue em Libras, como primeira língua no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino e ainda fomentar nas famílias a importância do conhecimento de Libras, promovendo vínculos de afetividade e de comunicação.

A capacitação faz parte da política da Semed, que prima pela  a inclusão social e escolar das pessoas surdas, além de estar intrinsecamente ligada às ações da Gerência de Educação Especial (GEE), que ao longo do ano letivo desenvolve um trabalho pedagógico de  inclusão;  atendimento e orientação a gestores, pedagogos, professores, alunos e pais da rede municipal de ensino.

O curso que será dividido em três níveis: básico, intermediário  e avançado terá carga horária de 80h. Ao longo da formação, serão  abordados, por exemplo,  os fundamentos da educação de surdos: História da Educação de Surdos; como surgiu a língua de sinais; substantivos e adjetivos; calendário; estações do ano; aspectos linguísticos; morfologia; sintaxe e legislação da Libras. Além disso, fará parte do conteúdo programático do curso assuntos como: expressões idiomáticas e sinais Regionais.

Após a inscrição no site, os interessados devem aguardar a validação da inscrição e o contato da GEE  da Semed para apresentarem documentos pessoais ou  funcionais para efetivar a matrícula no curso, como explicou a gerente de educação especial da Semed, Dailla Menezes.

“Entre os dias 25 a 27 de fevereiro, pelo período de 13h às 17h, candidatos devem ir a Gerência de Educação Especial para apresentar seus documentos pessoais. Servidores  devem apresentar seu crachá ou contracheque;  pai ou responsável basta  apresentar sua   identidade, assim como acadêmico de pedagogia”, destacou.

Os acadêmicos de pedagogia podem estar em qualquer período, a única exigência é que estejam  regularmente matriculados.

As aulas serão ministradas na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, localizada na Rua Penetração, s/n, Parque 10 de novembro, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas do período  noturno iniciarão no dia 11 de março no horário de 19h às 21h. Já as aulas do período da manhã e tarde iniciarão dia 18 de março e acontecerão  das 8h às 11h e das 13h  às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3216-7082 ou 3216-7065.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos/ Semed/ Arquivo

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação