21/08/13 | 11:21
Semed abre evento esportivo para alunos com deficiência

A atividade vai envolver 1900 pessoas com deficiência de instituições filantrópicas da capital como a APAE, Instituto Felip Smaldone Escolas Estaduais e Municipais. O evento será entre os dias 19 e 25 de agosto

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Educação Especial da Semed está promovendo entre os dias 19 a 25 de agosto a 2º Edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (JAAVAS). A solenidade de abertura do evento esportivo aconteceu na última segunda-feira, 19, no Parque Municipal do Idoso, zona sul da cidade.

Durante o evento aconteceu desfile das escolas participantes da edição, apresentações culturais de alunos e o acendimento da tocha olímpica, dando inicio as atividades referentes ação.

O JAAVAS tem como objetivo integrar socialmente alunos com deficiência por meio de atividades lúdicas e esportivas, criando assim, condições que favoreçam o desenvolvimento nos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social. Este ano, o tema abordado será ‘Nossa estrela precisa brilhar’.

“O evento é uma forma de levantar a autoestima, de oferecer inclusão e, principalmente, de mostrar que a Prefeitura de Manaus sente um carinho muito especial por estas pessoas. Estou me sentido muito feliz, porque olhando os rostos destas crianças, vejo alegria, empolgação e muita euforia neles”, falou o prefeito Arthur Neto, emocionado pela ação realizada pela Semed.

O público alvo da atividade são pessoas com deficiência Intelectual, síndrome de autismo, deficiente visual, deficiente auditivo e paralisia cerebral que façam parte da rede municipal de ensino ou de entidades filantrópicas como APAE e Instituto Felipe Smaldone.

“Eventos como esse são importantes porque ajudam na socialização entre os participantes. Além disso, ajuda a promover qualidade de vida”, explicou a coordenadora geral do JAAVAS, Shirley Amaral.

Os jogos serão sediados no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, Ninimberg Guerra, do São Jorge, APAE e na Vila Olímpica de Manaus. As modalidades disponíveis nesta edição serão: basquetebol, voleibol, futsal, natação, goal bol, bocha, jogos recreativos adaptados, tênis de mesa, queimada entre outros. Ao todo serão mais de 25 modalidades que serão disputadas pelos participantes.

Para fechar a 2º edição JAAVAS, 800 pessoas, no dia 25 de agosto, às 8h, farão a 1º Corrida Rústica “Abrace uma pessoa com deficiência”, com objetivo de estimular a prática esportiva na cidade e chamar atenção para a inclusão social de pessoas que tenham deficiência. A largada será no Centro de Municipal de Educação Especial (CMEE).

Pauderney Avelino comentou sobre o crescimento do evento em relação à primeira edição. “Nesta edição teremos 25 modalidades e quase dois mil participantes. A primeira edição contou com 500 inscritos e agora temos quatro vezes mais participantes. Estamos nos sentindo muito felizes e emocionados por estarmos colaborando nesta inclusão social”, disse o secretário.

Modalidades          

As modalidades esportivas serão adaptadas de acordo com as categorias de deficiência. No caso do vôlei, os jogos se resumem somente ao saque. No futsal, apenas estudantes com deficiência auditiva e intelectual irão participar.

Todos os atletas serão premiados com medalhas e subirão ao pódio para serem homenageados.