21/08/14 | 16:07
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é aberta com missa na rede municipal de ensino

Começou nesta quinta-feira, 21, e vai até o dia 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2014. Com cronograma especial para os alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as atividades tiveram início com uma missa na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Alunos do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo estiveram presentes, assim como alunos com deficiência inclusos no ensino regular da rede municipal. Participaram também, pessoas atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA/AM) e Instituto Felippo Smaldone.

O secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, acompanhou a cerimônia e destacou a importância do cuidado da sociedade e o apoio do poder público com as pessoas com deficiência.

“Durante muito tempo a pessoa com deficiência foi vista como uma pessoa defeituosa, que deveria ser excluída, sem processo de integração. Não havia a cultura de que aquela pessoa apenas necessita de um atendimento especial, um cuidado diferente, uma atenção especial. Por isso é importante o apoio do poder público, assim como é importante o apoio da sociedade”.

Atualmente a Semed atende 1,2 mil alunos com várias deficiências, como informou a gerente de Educação Especial da secretaria, professora Reni formiga.

“Nas modalidades, somando os incluídos, nós atendemos 1,2 mil alunos com várias deficiências e essa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência serve como forma de socialização, de mostrar para a sociedade que eles também têm voz, têm direito e é nesse momento que eles se expressam e a gente expressa os direitos de quem não consegue falar”, informou.

 

Programação

 

22/08 – Manhã Recreativa – na Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

23/08 – 1ª Corrida do Abracinho – no CMEE André Vidal de Araújo

24/08 – 2ª Corrida Rústica Abrace uma Pessoa com Deficiência – no CMEE André Vidal de Araújo

25/08 – Dia Livre nas Escolas

26 e 27/08 – Seminário – no auditório da Semed

28/08 – Encerramento  no Manaus Plaza Shopping, com a exposição de trabalhos dos alunos e outras atividades

 

Texto e fotos: João Pedro Figueiredo/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054