04/10/13 | 16:06
Semana do Livro Infantil chega ao Parque Sumaúma

A Divisão Distrital Zonal IV da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que compreende a zona norte da cidade, reuniu 120 alunos de 12 escolas municipais em uma manhã voltada para atividades da Semana do Livro Infantil. O evento, organizado pela Prefeitura de Manaus, foi realizado no Parque Sumaúma e as crianças, literalmente, respiraram literatura.

Cada escola fez uma apresentação, que reuniu música, teatro e fantoche de clássicos como o ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’ e ‘Os Três Porquinhos’. Os professores e diretores das escolas estavam caracterizados de personagens famosos.

A Escola Municipal Irmã Zenir apresentou a peça ‘A formiguinha e a neve’, que contou a saga de uma formiga que ao sair para procurar alimento teve seu pezinho preso por um floco de neve.

“Nós resolvemos trazer o universo da literatura para esse momento, por isso estamos caracterizados porque acreditamos que o lúdico atraiu os alunos para a prática da leitura”, disse a Coordenadora do evento, Katty Anne Nunes, que estava vestida de cinderela.
A escritora de livros infantis, Ana Peixoto, prestigiou o evento e falou da importância do lúdico no incentivo da leitura.“Estou me renovando aqui nesse momento. É lindo ver as crianças brincando e aprendendo. Esse é o caminho de ensinar cultura, tem que ser pelo lúdico”, afirmou.


 
Trilha literária

Dentro do parque foi montada uma trilha literária. Um grupo de alunos saiu percorrendo o caminho. A cada 15 metros tinha uma pergunta sobre literatura infantil e só avançava quem acertava. O vencedor recebeu livros, kits escolares e agendas.

“Estou gostando muito dessa brincadeira. Estou aprendendo várias histórias”, disse o pequeno Efraim Silva, 10, do 4º ano.

A semana do Livro Infantil está sendo realizada simultaneamente em todas as escolas municipais até o próximo dia 11 de outubro.