21/08/19 | 16:43
Seletivas para a Feira Amazonense de Matemática seguem até o dia 10 de setembro

As seletivas para a Feira Amazonense de Matemática nas Divisões Distritais Zonais (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) seguem até o dia 10 de setembro. As seletivas envolvem alunos do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial da rede municipal de ensino. A feira será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo a coordenadora da Feira Amazonense de Matemática pela Semed, Gisele Souza, a ação tem como objetivo mostrar as boas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula para melhorar o aprendizado na disciplina de matemática.

“As seletivas têm o objetivo de socializar as práticas que deram certo em sala de aula do professor de matemática e após essas seletivas distritais escolheremos os trabalhos de destaque que vão representar cada DDZ na Feira Amazonense de Matemática”, disse.

Seletivas
Ao final das seletivas serão escolhidos 120 alunos de todas as modalidades trabalhadas para participar da Feira Amazonense. Das seletivas sairão quatro trabalhos do 4° e 5º ano, três projetos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, além de um da Educação de Jovens e Adultos e outro da Educação Especial.

A Thayssa Lima Alves, 14, do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Nina Lins, conta que ela e os amigos estão confiantes que serão selecionados para feira amazonense.

“Eu e toda minha equipe estamos muito ansiosos e confiantes que vamos para a etapa amazonense, pelo esforço e dedicação que estamos tendo”, disse.

DDZ Norte
Nessa terça – feira,20/8, foi realizada as seletivas da Divisão Distrital Zonal Norte, com a participação de professores de 12 escolas e 24 alunos, além da apresentação de projetos com música, matérias de construção e  reaproveitáveis, além de um  robô criado por  alunos participantes da feira que estimulava questões como raciocínio lógico, criatividade e pensamento computacional desplugado, ou seja, sem o auxílio de internet.

O projeto é o Elucidando, levado pela Escola Municipal Nina Costa Lins de Araújo, localizada no bairro Monte das Oliveiras. E trata-se de um robô construído por quatros alunos do 9º ano.  A ferramenta pedagógica cria situações e faz perguntas simples e tem 10 fases. Caso a pessoa acerte as questões, passa de fase até chegar a última etapa.

Para o motorista Vilson Pedrosa a iniciativa é bastante positiva porque contribui para a formação das crianças e estimula as habilidades na área de matemática.

“A feira com certeza ajuda a desenvolver a criatividade das crianças a aprender mais sobre  matemática, além disso acredito que serve também para  mostrar  os  talentos de crianças e jovens de Manaus   na área de exatas ”, declarou.

A Escola Municipal Carlos Farias Ouro de Carvalho, situada no Bairro Monte das Oliveiras  levou o projeto ‘A Música como ferramenta de ensino na disciplina de Matemática’. A ferramenta pedagógica ensina por meio da musicalidade, de parodias feitas pelos próprios alunos conteúdos como: classificação de triângulos, potenciação, plano cartesiano e as quatro operações.

O aluno Diogo Perreira Bezerra, de 14 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental aprovou o projeto. “O projeto tem me ajudado a gostar mais de matemática e tem feito eu pensar até em ser  professor de matemática”, disse.

As próximas seletivas serão das DDZs Leste 2, realizada no dia 2 de setembro e Divisão Leste 1 e Centro-Sul, ambas feitas no dia 10 de setembro.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054