29/08/14 | 9:08
Seis modalidades são disputadas durante 2ª edição dos Jogos do Ensino Noturno nesta quinta-feira

Diversas modalidades de esportes foram disputadas por alunos que estudam em escolas municipais, situadas na zona Norte da cidade, na noite desta quinta-feira, 28, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Presidente João Goulart, localizada no Bairro Santa Etelvina. Cerca de 100 alunos participaram da atividade.

 

O evento esportivo faz parte da 2ª edição dos Jogos do Ensino Noturno,  realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), desde agosto deste ano, com disputas entre escolas da mesma divisão distrital.

 

Os jogos acontecem em todas as escolas da Semed e são destinados aos alunos do 6º ao 9º e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Este ano os jogos estão envolvendo cerca de 1, 6 alunos, em seis modalidades: tênis de mesa, dominó, futsal, queimada, vôlei e lance livre na cesta.

 

O coordenador da atividade e assessor de educação física da Semed, Zacarias Lopes, destacou que além de promover a prática do desporto e diminuição no índice da evasão escolar no ensino noturno, o JEN tem a finalidade de ser um instrumento capaz de formar cidadãos.

 

“Além de tornar o ambiente mais atrativo para aluno, este evento possibilita que alunos saiam do seu ambiente escolar, socializando-se com outras pessoas e, com isso, trabalhem sentimentos e valores importantes como: Respeito e o amor ao próximo”, enfatizou Zacarias.

 

“Adorei em saber que iria participar de atividade fora de sala de aula, onde eu poderia conhecer outras pessoas e fazer uma coisa que adoro que é praticar esporte. Espero que tenha novamente ano que vem”, a aluna do 9º ano da Escola Antônio Moraes, Cleide Souza.

 

Já Roselene Gomes, aluna do 1º segmento do EJA da Escola João Goulart, mencionou porque a prática do esporte traz aos alunos ensino noturno. “Toda e qualquer atividade diferente é importante para alunos do ensino noturno. O esporte principalmente. Ele revigora e nos dá animo”, falou a Roselene.

 

A pedagoga da unidade, Elisiane Souza de Andrade, destacou que o JEN pode ser encarado como uma ferramenta pedagógica no combate a evasão escolar

 

“O alunado do noturno é um público diferenciado. Geralmente são pessoas que passam o dia trabalhando e depois vem para escola, são pessoas desestimuladas  e que precisam ser motivadas com ações e projetos como esse”, explicou a pedagoga.

A partir da próxima semana, a atividade acontecerá nas Divisões Leste 1 , 2 e 7.

 

TEXTO: Emerson Felipe

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054