06/09/14 | 19:45
Seis escolas da Semed promovem grande desfile cívico na Colônia Antônio Aleixo

Estudantes, educadores e pais alunos de seis escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), situadas no Bairro Colônia Antônio Aleixo, participaram na tarde desta quinta-feira, 04, de desfile cívico em comemoração a semana da pátria.

O evento reuniu cerca de 1. 200 alunos e moradores do bairro. Ao som do Hino Nacional e da fanfarra Nossa Senhora das Graças, os alunos levaram à Rua Dr. João de Paula, da comunidade 11 de Maio, o tema ‘Cultura de paz e solidariedade construindo uma sociedade’.

Cada escola foi representada por seus respectivos pelotões, porta-bandeiras, cartazes, apresentando diversos subtemas de cunho social, como prevenção contra as drogas, violência e demais temas pedagógicos. Por exemplo, a Escola Municipal Lili Benchimol apresentou como subtema a importância da leitura para alunos. Para representá-la cerca de 200 alunos desfilaram com cartazes, faixas, contendo frases que transmitiam o valor e a relevância da leitura na vida acadêmica.

A gestora da escola, Alvanice Lopes, mencionou a preocupação de apresentar o tema e de reunir a comunidade para um momento cívico. “Pensamos em trabalhar este tema no desfile, porque entendemos que nossos alunos precisam reconhecer a importância da leitura em suas vidas, que a escola deve propor ações que suscitem o interesse e gosto pela leitura. Além disso, o evento é útil para implantarmos e transmitirmos a cultura de paz  em nossas escolas, em nossos alunos e em toda esta comunidade”, explicou a gestora.

As escolas participantes foram as escola municipais Lili Benchimol, São Luiz, Nossa Senhora da Paz, João D’Vries, Tancredo Neves e Cmei Maria Emília Mestrinho. Além delas, houve a participação de alunos da Escola Estadual Gilberto Mestrinho e do Centro Educacional Luz do Saber.

Para Mara Barreto, mãe de Francisco Barreto, aluno do 1º ano da Escola Municipal São Luiz, a atividade por ser aberta aos pais foi interessante, porque permitiu que todos estreitassem os laços com as escolas que seus filhos estudam.

“Vejo este evento como uma forma de me aproximar mais das atividades que meu filho participa, de estreitarmos laços com as escolas que nossos filhos estudam. Enfim, de nós aproximarmos das atividades escolares deles”, falou mãe.

Alice de Freitas, aluna do 9ºano da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, expressou a emoção em participar do desfile.

“Estou um pouco nervosa. É a primeira vez que vou desfilar por esta escola, mas, sobretudo, muito feliz em poder participar deste momento tão lindo e patriota. Sinto-me orgulhosa e honrada por defende nossa pátria hoje”, falou aluna.

A gestora do Cmei Maria Emília Mestrinho, Raimunda Silva Barbosa, falou sobre a iniciativa que reuniu as unidades escolares do Bairro Colônia Antônio.  “Este evento é uma forma de resgatamos valores, de mostrarmos aos nossos alunos e a comunidade gestos de cidadania e de civilidade. E, com isso, esperamos que eles entendam mais sobre sua pátria e aprendam a amá-la cada vez mais”, explicou.

O evento faz parte da cultura do bairro e reune escolas particulares, estaduais e municipais.

 

Texto: Emerson Felipe:

Fotos: Divulgação escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054