01/12/11 | 16:10
Seduc e Semed divulgam o calendário de matrículas para o ano letivo de 2012

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro,a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação(Semed) divulgaram o calendário de matrículas da rede pública de educação para 2011, informando todos os procedimentos que devem ser adotados pela população para a solicitação de novas vagas e também a renovação das matrículas para o próximo ano.

Realizada no salão nobre o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), a entrevista coletiva foi presidida pelo secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim e pelo secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi.

Segundo o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, o processo de matrículas para o próximo ano segue as diretrizes do Governo do Estado, prezando pela agilidade, praticidade e informatização do atendimento. “A cada ano avançamos na implementação de tecnologias visando um melhor atendimento disponibilizamos um site para pré-cadastros – www.matriculas.am.gov.br– um call center que estará disponível a partir de janeiro – 0800-280-6631 – e além disso, 275 postos para atendimento presencial”, anunciou Gedeão Amorim.

De acordo com Gedeão Amorim, com a ampliação para 275 postos para atendimento presencial – cujos endereços podem ser consultados no site das matrículas – o poder público pretende oferecer um serviço humanizado e rápido, evitando aglomerações e filas. “Todos os 275 postos (escolas) estão interligados em rede, possibilitando que a pessoa, em qualquer ponto de Manaus, solicite vagas para a escola no bairro de sua preferência. Assim sendo, basta que a pessoa atente para os prazos e, dentre os 275 postos, procure o que for mais cômodo para solicitar seu atendimento”, frisou o secretário da Seduc, acrescentando que somente em Manaus a taxa de crescimento da rede pública estadual deve serde 4,12% em 2012, chegando a 244.758 matrículas em escolas da Seduc.

Gedeão Amorim informou, ainda, que em todos os municípios do interior, as matrículas para a rede pública estadual também acontecem em formato ‘on-line’, com todas as escolas interligadas em rede. “Esta novidade, implementada pelo Governo do Estado possibilitará, inclusive, a efetivação de matrículas intermunicipais”,informou o secretário da Seduc.

O Secretário Municipal de Educação,Mauro Lippi, destacou que a demanda de alunos é crescente na cidade de Manaus e,por isso, a Semed já está se preparando para atender a esses alunos.

“Teremos um aumento em relação àsmatrículas do ano passado e esse crescimento deve-se aos novos bairros quesurgem principalmente nas Zonas Leste e Norte de Manaus. Com isso, abriremosnovas salas de aula e novas nomeações de professores com o concurso realizadoesse ano. Esse ano aumentamos a capacidadede matrículas com os postos de atendimento oferecidos pela Seduc e Semed.Lembrando que novas escolas e 2 creches ainda no início do ano serão entreguespela Secretaria”, afirmou o Secretário.

O calendário completo das matrículas para 2012, com as datas de atendimento paracada nível de ensino está disponível em www.matriculas.am.gov.br.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Seduc e Semed)