01/06/15 | 8:28
Secretários escolares participam de encontro para aperfeiçoamento da função

Secretários escolares da rede municipal de educação participaram, nesta sexta-feira, 29, de um encontro de capacitação, promovido pela Prefeitura de Manaus. A ideia foi fornecer a estes profissionais, fundamentais pelos registros de tudo o que acontece nas escolas, informações pertinentes aos processos relacionados à função. O encontro contou também com palestra motivacional.

O Encontro sobre Legislação Educacional para Secretários Escolares (Lesc) 2015 ocorreu no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, os secretários escolares são hoje os “guardiões” da memória da Semed. “Eles garantem a história da vida escolar dos nossos alunos, garantem ainda nossos números com qualidade dentro das nossas estatísticas”, disse Kátia, ressaltando ainda o papel destes profissionais no diálogo com pais e a comunidade.

“Em escolas onde não há assessor pedagógico, os secretários escolares assumem uma função ao lado do gestor, sempre com comprometimento e responsabilidade”, ressaltou.

Encontro

Este foi o quarto encontro sobre a Lesc, que reúne todos os secretários escolares da rede municipal. Segundo Acecy Valente, chefe da Gerência de Documentação e Auditoria Escolar (Gdae), além de receber a formação sobre suas funções dentro da escola, o treinamento é também um momento de valorização destes profissionais.

“Este encontro serve para refletir sobre as competências, os atendimentos que devem ser feitos com humanidade pelos secretários. Eles têm um papel importante, pois com uma secretaria organizada, tudo funciona na escola”, declarou.

O encontro contou com a palestra motivacional ministrada pelo professor Rejinaldo Chiaradia, psicólogo, especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise, e Mestre em Filosofia. Teve ainda a entrega de um prêmio simbólico para 11 secretários escolares que se destacaram no último ano.

Uma das homenageadas foi à secretária escolar Glaucia Celeste da Costa e Silva, da Escola Municipal Adelaide Tavares de Macedo. Para ela, o prêmio motiva ainda mais o profissional no exercício da função.

“É uma forma de reconhecer o nosso trabalho. É uma valorização profissional e tem um significado grande para quem trabalha todos os dias. Tenho 30 anos de Semed e me sinto gratificada com esse prêmio. Além disso, temos o momento de formação que nos ajuda a reciclar o nosso conhecimento e nos aperfeiçoar nas nossas atividades”, relatou.

Outro homenageado foi o secretário escolar Gildoberto da Silva Souza, da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. Para ele, além do administrativo, o principal papel do secretário é saber manter um bom diálogo com os comunitários.

“Temos que agradecer a Semed que sempre reconhece o trabalho do secretário escolar, pois a secretaria é o coração da escola. Temos que atender a comunidade que vai procurar vaga, que vai resolver questões dos alunos e temos que saber lidar com o dia a dia da comunidade para que ninguém saia irritado da escola. É preciso organizar e não deixar nada para depois”, contou Gildoberto, que tem 28 anos de Semed e está há dez anos na mesma escola.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054