11/01/13 | 17:43
Secretário Pauderney Avelino se apresenta a gestores da Semed

Mais de 400 diretores das zonas Sul/Centro Sul, Oeste/Centro Oeste, Norte, Leste e Rural da cidade participaram de reunião com o Secretário Municipal de Educação Pauderney Avelino, no auditório da Semed

Atender crianças acima de 4 anos, expor as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB em cada uma das unidades educacionais e a permanência dos atuais gestores em suas respectivas escolas, foram os compromissos firmados pelo Secretário Municipal Educação, Pauderney Avelino, na tarde desta quinta e sexta feira, 10 e 11, no auditório da Semed para mais de 400 gestores das Divisões Regionais Educacionais.

O Secretário falou sobre a postura como gestor e atual administrador da educação na capital do Amazonas. “Quero dizer a todos que o fato de ser político não vai interferir em minha gestão e na melhoria da educação no município de Manaus”, enfatizou.

Avelino deixou claro aos presentes que estará à disposição de todos os servidores e salientou que a mudança na qualidade do ensino acontecerá em comum acordo entre Secretaria e todos os que fazem parte deste processo, ou seja, professores, gestores e administrativos. “A nossa pretensão é sanar as dificuldades que a Secretaria tem hoje, para isso precisamos da ajuda de todos. Tenho certeza que isso será possível, pois confio no empenho e na dedicação de vocês. Esse é o momento da renovação. Vamos à luta”, enfatizou.

O chefe da Divisão Geral dos Distritos – DGD, Vagner Castro, apontou qual  é o principal intuito da nova gestão. “O grande objetivo desta administração é que, juntos, possamos atingir a nota estabelecida pelo IDEB, pois só a partir daí teremos um novo conceito de educação”, explicou.

O gestor da Escola Municipal Joaquim da Silva, Manuel Galvão, DRE I, salientou que essa gestão terá um olhar diferente para os problemas que já existem há algum tempo. “Acredito que pela formação que o Secretário possui haverá uma preocupação constante em relação à infraestrutura e logística das  escolas. Isso é importante e necessário, porque muitas sofrem por esse tipo de descaso”, comentou.

A gestora da DRE II, do Centro Municipal de Ensino Infantil Dom Bosco, Ane Caroline, deu as boas vindas ao Secretário e, em nome dos outros gestores  aceitou o pedido de ajuda.

“Secretário, confesso que antes deste encontro eu estava um tanto apreensiva e ansiosa, mas agora me sinto aliviada e feliz por saber que terei como Secretário uma pessoa preocupada, tanto com uma educação de boa qualidade quanto pelos profissionais responsáveis por ela. Desejo a você muito sucesso nesta nova missão. Quero dizer, em nome dos meus colegas de função, que estamos ao seu lado e prontos para fazer o que for preciso por uma educação de excelência, salientou.

Caroline, disse ainda que “Os CMEIs não trabalham com nota, mas com conceito. Em 2012, os professores e gestores ganharam um notebook, mas até hoje ainda temos que fazer o parecer pedagógico dos alunos à mão e isso é uma dicotomia”, comentando a agilidade e modernização do processo do parecer pedagógico nos Cmeis.

Adão Fernandes Barbosa, que há sete anos atua como gestor na Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto no Bairro Mauazinho, zona leste da cidade, ressaltou que há muita expectativa para os próximos anos em torno da educação e, também que há muitas situações para serem vistas pela atual administração.

“Acredito que agora será um momento de renovação e mudança. Espero, com isso, bons resultados e uma educação diferenciada. Só tenho uma coisa a pedir a Pauderney: Que ele seja acessível e sensível aos nossos anseios, pois há muitas situações para serem revistas” reforçou.