29/11/13 | 17:12
Secretário da Semed visita escola destaque em torneio de robótica

O Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, visitou na manhã desta sexta-feira, a Escola Municipal Sônia Maria da Silva Barbosa, localizada no Monte Sinai, zona Leste da cidade, que ficou em quarto lugar na Etapa Regional do Torneio First Lego League (FLL) e primeiro na categoria Core Values, com o projeto “Deslizante de Terra: o que fazer”, com a participação de 14 alunos.

           O projeto da unidade de ensino conta com a parceria do SESI. Para alcançar o destaque na competição, a escola conquistou a comissão julgadora com o melhor conjunto de trabalho de pesquisa e design do robô. Com o resultado, a escola municipal ganhou um design de robô e participará da Etapa Nacional da First Lego League, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2014, em Taguatinga, Brasília.

            Segundo o chefe da pasta da Semed, a conquista dos alunos é uma satisfação para o município e mostra o talento da comunidade escolar.

            “Fiquei muito feliz com esse resultado. Estamos fazendo uma parceria com a Fundação Nokia com seus monitores para uma maior integração na área de robótica. A Semed está satisfeita com esse trabalho e garante a viagem de toda a equipe para Brasília. Tenho certeza que será vitoriosa, dentre as outras unidades do país”, completou.

O Torneio FLL

Criada em 1998, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms NXT.

Reunidos em times de quatro a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

A competição possui 4 etapas:

1 Core Values – os participantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar uma o outro é fundamental para o trabalho em equipe.

2 Projeto de pesquisa –  as equipes pesquisam um problema do mundo real no campo do tema do Desafio desta temporada, Nature’s  Fury.

3 Design do robô – nesta etapa, o robô é avaliado nas subcategorias de desenho mecânico, estratégia e inovação e programação.

4 Desafio do Robô – as equipes projetam, montam, programam e testam robôs autônomos usando a tecnologia Lego Mindstorms.

Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira.