07/01/13 | 17:25
Secretário da Semed, Pauderney Avelino faz visita a escolas em situação precária e quer matrícula plena de todos os alunos de Manaus

Imprimindo ritmo acelerado a uma das áreas preciosas do Poder Público Municipal, a Educação, o novo secretário da pasta, Pauderney Avelino,  visitando nesta segunda-feira, 7 de janeiro, 20 escolas da rede pública de Manaus. A agilidade na gestão pública tem sido ditada pelo próprio prefeito Artur Neto e repetida pelo secretariado, a fim de acelerar mudanças que a população espera, antes mesmo dos 100 primeiros dias de governo.

O objetivo da ação é saber como se encontram as unidades municipais, inclusive as que funcionam em prédios alugados e as que precisam de um cuidado maior na infraestrutura para atender, da melhor maneira possível, os estudantes no decorrer do ano letivo de 2013. “Nós temos verificado que, realmente, há muitos problemas nas escolas visitadas, mas escolhemos hoje (segunda) para visitar as que estão com problema e não funcionaram ano passado e, ainda, outras que funcionaram precariamente. Ao mesmo tempo, estamos buscando novos prédios para que esse ano a Semed tenha a matrícula plena de todos os alunos em suas devidas modalidades”, enfatizou o titular da Semed, Pauderney Avelino.

O chefe da pasta disse ainda que esse trabalho é importante logo no início de sua gestão, pois além da preocupação efetiva nesse primeiro momento em relação à rede de ensino, há também o cuidado para o período de matrícula.

“Temos a preocupação, nesse momento, com quem procura as escolas para efetuar sua matrícula. Portanto, não vamos medir esforços para resolver os problemas dos prédios, onde deverão funcionar os postos de atendimento e ainda as escolas antigas, que precisam de reforma e abrigarão os estudantes no ano letivo normal”, concluiu.

O novo gerente geral dos distritos da Semed, Vagner Castro, ressalta a preocupação do secretário de conhecer de perto as unidades da rede em situação delicada e que precisam de uma ação imediata da Prefeitura.

“É fundamental acompanhar todo o problema de infraestrutura, para que nós possamos tomar providências de começar o ano letivo a contento, e procurar sanar todas as deficiências encontradas na rede”, reiterou.

A Escola Municipal Helena Augusta Walcott, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da cidade, foi um dos locais visitados pelo secretário da Semed. Segundo o diretor do colégio, Wilder Max, o prédio está em situação precária, com infiltrações no telhado, o perigo da invasão de pombos, problemas na rede elétrica e a quadra que precisa de uma cobertura para atender melhor aos alunos e à comunidade na prática esportiva.

“É bem interessante a iniciativa do secretário de conhecer ‘in loco’ as unidades e ver como está nossa situação. Espero que agora nós possamos ter os reparos que precisamos”, comentou o gestor.

Visitas

Pauderney Avelino visitou nesta segunda-feira as Creches Municipais Madalena Arce Daou e Otávio Rodrigues; as Escolas Municipais Helena Augusta Walcott, Anísio Teixeira (anexo), João Cabral de Melo Neto, Tacila do Amaral (prédio novo), Manoel Francisco Garcia Marques, entre outras unidades educacionais.